Capacitação

Especialistas de escolas e Creis passam por Formação Continuada de enfrentamento ao abuso sexual

21/07/2021 | 18:48 | 71

A Formação Continuada é essencial para manter os profissionais bem qualificados. E é pensando nisso que a Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), realizou na terça (20) e quarta-feira (21) a formação com os especialistas de escolas e Centros de Referência de Educação Infantil (Creis). O tema abordado foi ‘Mecanismos de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes’.

A formação foi ministrada pela pedagoga, Themis Gondim de Oliveira, especialista em Gestão Escolar, assessora técnica na Secretaria Especial de Políticas Públicas para Mulheres.

Em face das dificuldades enfrentadas pela população devido a Covid-19 e o maior acesso as redes de computadores por crianças, jovens e adolescentes, a Sedec prepara os profissionais para esses enfrentamentos, bem como a ampliação das políticas públicas voltadas a assistência das crianças, adolescentes e suas famílias.

“Diante da instabilidade do momento de pandemia, pode-se perceber que há um gradativo aumento na violência sexual, doméstica e no trabalho infantil, ressaltando a importância do trabalho em rede. Precisamos estar atentos para que nada aconteça com nossos alunos”, disse a chefe do Departamento de Programas Especiais da Sedec, Alcilene da Costa Andrade.