Neste sábado

Funjope debate igualdade racial durante seminário e faz entrega do Troféu João Balula

25/11/2021 | 08:00 | 159

A Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) promove, neste sábado (27), em parceria com a Fundação Casa de José Américo, o Seminário Política de Igualdade Racial. O encontro acontece a partir das 16h, na Casa de José Américo. Durante o evento, será entregue o Troféu João Balula a cinco lideranças de áreas distintas. A programação faz parte de uma série de ações da Funjope em alusão ao mês da Consciência Negra.

O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, destacou que com essas ações, a Fundação, junto à Prefeitura de João Pessoa, reafirma, o compromisso com a questão da inclusão da população negra nas atividades e na agenda cultural da Funjope.

“Temos o maior respeito por todas as manifestações de cultura de origem afro-brasileira. Esse seminário e o Troféu João Balula nascem dentro desse espírito de valorizar e estimular as culturas negras e a população negra. Esse é o fundamento”, reforçou.

O Troféu João Balula será entregue, durante o Seminário, a uma liderança negra da área de artes, da área do empreendedorismo, da área de governo e gestão, do setor de carnaval e entidade/organização que cuida da política racial. A confecção do Troféu João Balula ficou sob a responsabilidade do artista plástico Davi Queiroz.

A abertura da programação contará com uma apresentação do cantor Guilherme Sem Medo. Em seguida, às 16h30, acontece a entrega do Troféu João Balula. O debate ‘Política de Igualdade Racial’ está previsto para as 17h. Os debatedores serão os professores Maria Goretti e Alessandro Moura. Como mediadora, foi convidada a professora Lúcia Guerra, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). O evento será encerrado às 18h com uma apresentação do Xiré de Orixá – Presente das Águas.