Mobilidade Urbana

Gestores discutem eletromobilidade durante I Encontro Nordestino Iclei

14/06/2022 | 16:00 | 577

O desafio da modalidade sustentável foi um dos temas debatidos nesta terça-feira (14), durante o I Encontro Nordestino Iclei, no Hotel Verde Green, em Manaíra. O Encontro é promovido pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa, em parceria com o Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade.

Expedito Leite Filho, superintendente executivo de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP), falou sobre as ações da Prefeitura em relação aos aspectos da mobilidade, com destaque para as áreas cobertas por ciclovias e o desafio de estimular a cultura de uso da bicicleta não só como equipamento para a prática de esportes, mas também como transporte. “Meio ambiente para nós é um tema transversal, que está em todas as secretarias e órgãos da Prefeitura. Estamos trabalhando para que João Pessoa tenha mais ciclovias, fazendo estudos para a possível implantação de ônibus elétricos e reduzir a necessidade de grandes deslocamentos”, concluiu.

Leta Vieira, gerente regional técnica do Iclei América do Sul, falou sobre a experiência de sucesso em cidades da Colômbia e da Argentina com a implementação de novos modais de transporte público, como o sistema de compartilhamento das bicicletas de carga e ônibus elétricos.

O secretário de Meio Ambiente de Serra Talhada, Sinézio Rodrigues, trouxe exemplos de sucesso desenvolvidos na cidade, como o inventário de emissões de gás carbônico, o plano de ação climática, que será lançado este ano, a inauguração de ciclovias e o incentivo para que servidores públicos façam uso das bicicletas.

Ainda no encontro desta terça foram partilhadas as experiências desenvolvidas pela Prefeitura de Natal (RN), que foram expostas pelo secretário de Meio Ambiente e Urbanismo da cidade (Semurb), Thiago de Paula Nunes. Ele destacou a implantação de árvores nativas nas principais avenidas.

O Iclei – Governos Locais pela Sustentabilidade – é uma rede global com mais de 2.500 governos locais e regionais, comprometidos com o desenvolvimento urbano sustentável. Atua em mais de 125 países, contribuindo com as políticas de sustentabilidade, impulsionando ações para redução das emissões de carbono, sempre respeitando a natureza, de maneira equitativa, resiliente e circular. A rede Iclei e a equipe de especialistas trabalham junto aos associados, partilhando conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças em prol da sustentabilidade urbana.

O I Encontro Nordestino Iclei prossegue até esta quarta-feira (15), quando os gestores públicos e pesquisadores farão uma visita técnica à praia do Seixas, com o objetivo de divulgar as atividades turísticas sustentáveis realizadas em João Pessoa. A visita técnica tem apoio da organização Caribessa Escritório Praia, que desenvolve um trabalho de educação ambiental sobre a biodiversidade local, em parceria com órgãos fiscalizadores.