Reciclagem

Gincana da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia arrecada 5 mil objetos eletrônicos fora de uso

20/10/2021 | 14:30 | 170

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), arrecadou cerca de 5.000 equipamentos eletrônicos na gincana realizada em 10 escolas da Rede Municipal de Ensino, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que foi realizada entre os dias 2 e 8  de outubro de forma híbrida.

Entre as atividades do evento, a gincana foi realizada dentro das escolas, para conscientização do descarte correto de equipamentos eletrônicos. O resultado superou a meta prevista pela equipe da Secitec, que era de 1.000 unidades. O sistema de pontuação da gincana foi regulado pela Secitec, sendo a TV o item mais valioso e as baterias e pilhas os que possuíam menor pontuação.

A escola que mais arrecadou foi a Escola Municipal Índio Piragibe, que se destacou com itens de grande valia como TVs e notebooks, segundo relatado pela diretoria da escola, a gincana transpassou os muros da escola, toda comunidade contribuiu trazendo equipamentos fora de uso que estavam em suas casas.

Foram recolhidos computadores, smartphones, tablets, eletroportáteis, equipamentos de áudio e vídeo, baterias e pilhas que serão levados para o Serviço de Recondicionamento de Eletrônicos da Secitec, onde estão sendo avaliados, para serem recondicionados se possível. Os equipamentos que não têm conserto serão reavaliados para composição do banco de peças, de kits de robótica e destinação correta do resíduo.

A premiação ocorreu no último dia do evento, as três escolas que mais arrecadaram equipamentos foram premiadas com um notebook recondicionado com selo ReUSE da Secitec. Além disso, todas as escolas receberam troféus de participação da atividade, todos confeccionados com resíduo eletrônico, e lanches para os alunos.

Segundo a secretária Margareth Diniz “essas ações realizadas dentro das escolas são de fundamental importância para educação de crianças e jovens sobre a importância de destinar o que está fora de uso da maneira correta”. As ações nas escolas serão continuadas e estendidas após um planejamento logístico.