Tratamento da obesidade

Hospital Santa Isabel realiza quarta cirurgia bariátrica com sucesso

26/01/2022 | 19:30 | 504

O Hospital Municipal Santa Isabel (HMSI) realizou, na tarde desta quarta-feira (26), com sucesso, a quarta cirurgia bariátrica, técnica de redução do estômago utilizada no combate à obesidade grave. O procedimento durou duas horas e foi realizado em um paciente do sexo masculino de 52 anos.

Após o término da cirurgia, o paciente, com quadro de saúde estável, foi encaminhado, por prevenção, para uma das unidades de terapia intensiva do hospital, onde deve permanecer até esta quinta-feira (27). A previsão é de que ele receba alta médica na próxima sexta-feira (28).

A cirurgia foi realizada por uma equipe formada por diversos profissionais, composta por cirurgiões bariátricos, anestesistas, médicos residentes do Hospital Santa Isabel e equipe de enfermagem, coordenados pelo cirurgião bariátrico Geraldo Camilo Neto, chefe do setor de cirurgia bariátrica do Santa Isabel.

A bariátrica é indicada para pacientes que sofrem com obesidade grave há mais de 5 anos e não tiveram sucesso no controle do peso após medidas clínicas, como dieta, atividade física e medicamentos. Para indicação do procedimento, é utilizado IMC (Índice de Massa Corpórea). Pacientes com IMC maior que 40, ou mais que 35 associado a alguma doença relacionada a obesidade são candidatos a cirurgia.

Além de preencher os critérios de IMC, a pessoa precisará passar por avaliação com uma série de profissionais de uma equipe multidisciplinar, composta por nutricionista, psicólogo, endocrinologista, fisioterapeuta, assistente social.

A cirurgia só é feita após uma rigorosa avaliação e todo um processo de preparação do paciente. Uma vez que ele preencha os critérios, ele é encaminhado para uma reunião com a equipe multidisciplinar do serviço, onde assistirá uma série de palestras sobre o procedimento, o preparo e o que esperar do pós-operatório.

Videolaparoscopia – No Hospital Santa Isabel estão disponíveis para os pacientes as duas principais técnicas de cirurgias bariátricas: o Sleeve e o Bypass. Ambas são realizadas por videolaparoscopia, quando uma câmera é introduzida através da parede abdominal e os órgãos são manipulados por pinças, o que torna os procedimentos minimamente invasivos, mais seguros.