Programa Remédio em Casa

Idosos e acamados podem receber medicamentos para hipertensão e diabetes em domicílio

28/04/2024 | 08:00 | 131

Pacientes hipertensos e diabéticos a partir dos 60 anos ou acamados, de qualquer idade e com laudo médico, podem receber seus medicamentos em domicílio. Para isso, a Prefeitura de João Pessoa mantém o programa Remédio em Casa, que beneficia atualmente mais de 5,8 mil pacientes.

A partir do programa, os pacientes cadastrados não precisam mais se dirigir até sua unidade de saúde da família (USF) para receber os medicamentos. Para ser beneficiado com o Remédio em Casa, é preciso estar cadastrado em sua USF de referência, ser diagnosticado com hipertensão ou diabetes e fazer o acompanhamento com a equipe de saúde da família.

Para a farmacêutica responsável pelo programa, Patrícia Cunha, o Remédio em Casa demonstra uma preocupação genuína das autoridades com a saúde e bem-estar da população, especialmente com idosos ou pessoas da mobilidade reduzida.

“O programa Remédio em Casa é fundamental para garantir o acesso aos medicamentos, especialmente para aqueles que têm dificuldades em se locomover até uma farmácia e, não apenas facilita o acesso aos medicamentos, mas também promove a adesão ao tratamento, contribuindo assim para uma melhor saúde pública”, destaca Patrícia Cunha.


Através do programa Remédio em Casa, a cada dois meses, o cidadão recebe a quantidade do medicamento necessário para este mesmo período, assegurando que seu tratamento não seja interrompido. E, a cada três meses, o paciente passa por uma avaliação pela Equipe de Saúde da Família para o melhor acompanhamento e evitar riscos à saúde. Atualmente o programa disponibiliza 20 tipos de medicamentos, entre anti-hipertensivos, antilipêmico, antitrombótico, hipoglicemiantes.

Como ter acesso – Para se cadastrar no programa Remédio em Casa, o usuário pode se dirigir à sua Unidade de Saúde da Família (USF), preferencialmente no setor de Farmácia. No momento do cadastro, o paciente deve apresentar os seguintes documentos: RG, CPF, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e receita atualizada há, pelo menos, seis meses.

Outra forma de acesso é por meio do aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Ao abrir o app, o usuário deve procurar a aba Saúde e clicar no ícone Remédio em Casa. Em seguida, será direcionado à sessão do serviço, que vai redirecionar para a lista de medicamentos disponibilizados e a guia para o usuário preencher seus dados e realizar o cadastro no programa. É importante responder todas as informações solicitadas.


Pular para o conteúdo