Sensibilização e reflexão

Instituto Cândida Vargas realiza mobilização para a humanização dos profissionais da unidade

11/03/2021 | 17:21 | 945

O Instituto Cândida Vargas tem realizado, esse mês, uma mobilização para a humanização dos profissionais, buscando a sensibilização e reflexão da equipe de saúde envolvida nos cuidados do recém-nascido. A ação promovida pela Secretaria Municipal de Saúde tem o caráter formativo e transformador.

Como parte da ação, estão sendo adicionadas placas ilustrativas sinalizando as medidas de cuidado sobre as atividades neuroprotetivas, sendo colocadas nos locais de trabalho com o intuito de chamar a atenção da equipe de saúde. A cada semana, o subtema será alterado. Durante a permanência de uma temática, serão realizadas rodas de conversas, visando conscientizar a equipe sobre os cuidados que devem ser tomados, também com a prevenção à Covid-19.

“A reflexão com o grupo de forma presencial será realizada terça e quinta-feira de cada semana, sob a responsabilidade de um membro da equipe, que irá conduzir o processo reflexivo. Além disso, serão disponibilizados nos grupos de whatsapp pensamentos reflexivos sobre o assunto daquela semana, como forma de ajudar na mobilização”, explicou a coordenadora da unidade neonatal do Instituto Cândida Vargas, Juliana Soares. 

A coordenadora ainda informou que também estão sendo disponibilizados para os profissionais vídeos, podcasts, textos e artigos científicos sobre as temáticas. “Os assuntos que iremos abordar nos próximos dias são o do ‘frio’, ‘luminosidade’, ‘amamentação’ e ‘barulho’. A ideia é mostrar a nossa equipe que a prática errada e a falta de humanização podem afetar o recém-nascido. Então propomos essa mobilização para preparar nossos profissionais”, disse.

Ir para o conteúdo