‘Agosto Dourado’

Instituto Cândida Vargas realiza programação especial para incentivar o aleitamento materno

31/07/2021 | 14:00 | 295

A campanha ‘Agosto Dourado’ começa neste domingo (1º) no Instituto Cândida Vargas (ICV). A data é celebrada para lembrar a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê e fortalecimento de vínculo entre mãe e filho. Em virtude da campanha, a maternidade municipal elaborou uma programação especial que começa domingo e segue até o próximo dia 7.  

O objetivo da Semana do Aleitamento Materno é promover ações educativas para os colaboradores do ICV e também para as pacientes e familiares. Os eventos diários acontecem até o dia 7. Contudo, ao longo do mês de agosto serão realizadas atividades pontuais seguindo a temática do aleitamento.

Neste domingo, às 9h, abrindo a programação, será realizada a entrega dos materiais do mês Agosto Dourado nos setores do ICV e a ornamentação da maternidade. Já na segunda-feira (2), às 8h, o evento irá promover uma palestra com abordagem no incentivo à amamentação. Será feita uma homenagem às mães doadoras às 8h30, na rota domiciliar. Concluindo as atividades na segunda-feira, às 13h acontece uma visita nas Policlínicas Municipais para entrega de material educativo com o intuito de incentivar os usuários para doarem frascos de vidro, que servem para armazenar leite materno e alimentar o estoque do Banco de Leite Doutora Zilda Arns.

“A proposta é que todos os dias desse período sejam dedicados a incentivar e estimular a amamentação. O leite humano é considerado o alimento mais completo para a saúde do bebê, pois provê todos os nutrientes que o lactente necessita nos primeiros meses de vida, e queremos fixar isso nas pessoas. Além disso, a cor escolhida para campanha é uma significativa ao ‘padrão ouro de qualidade’ do alimento”, explicou a coordenadora do Banco de Leite Municipal, Malu Tavares Fonseca.

Diferente dos demais tipos de leites que normalmente são comercializados, o leite materno contém todas as proteínas, gorduras, vitaminas, açúcares e água que uma criança precisa para se desenvolver, além dos anticorpos e glóbulos brancos que previnem as infecções e as doenças. É através dele que o corpo se desenvolve e é fortalecido, para que as mais variadas doenças sejam prevenidas. É um alimento crucial, pelo menos nos primeiros meses de vida, reduzindo assim o índice de mortalidade infantil.  

Doação – Na Semana Mundial da Amamentação, que acontece de 1 a 7 deste mês, o ICV incentiva a doação de leite. O Banco de Leite Zilda Arns realiza as atividades de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para doar, a mãe deve estar saudável, sem nenhum processo gripal, doença infectocontagiosa, nem ter tomado medicamento de uso contínuo, como psicotrópico.  

A mulher que amamenta e tem leite excedente deve ligar no 3214-1390 ou contato via WhatsApp 98795-8192 e fazer o cadastro e/ou agendamento. Logo após, será feita uma análise do cadastro para saber se ela está apta a ser doadora. A central vai agendar um dia para a Rota Domiciliar ir até a casa da mãe e deixar o kit de coleta de leite materno.

Para coletar o leite, é preciso lavar as mãos com água e sabão, usar touca e máscara, então coleta o leite em um frasco esterilizado. Após a coleta, a doadora vai agendar o dia para a central pegar esse leite.