Etapa Nordeste

João Pessoa sedia Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais

13/05/2022 | 20:00 | 240

Com o apoio da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer), a Capital sedia, a partir desta sexta-feira (13), a etapa regional Nordeste da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais. O evento vai até domingo (15), no Instituto dos Cegos, no Bairro dos Estados, e conta com a participação de 40 competidores.

“São vários jogadores de outros estados e que vieram aqui para João Pessoa. É uma competição muito rica e fico feliz de estar aqui e ver essa festa acontecendo. O Instituto dos Cegos tem um equipamento novo, como o ginásio, e isso é muito interessante para o desenvolvimento do esporte da nossa cidade”, disse o secretário de Esportes de João Pessoa, Kaio Márcio.

Um dos participantes é Jefferson Lisboa, de Salvador. O cego joga desde os 10 anos e já foi quatro vezes campeão baiano e 4º lugar no Campeonato Pan-Americano por equipes.

“Esse é um esporte que agrega. A gente que é deficiente visual consegue jogar tanto com pessoas com deficiência, quanto com pessoas sem deficiência nenhuma. Maravilhoso disputar essa competição. O Nordeste sempre foi uma briga muito grande nossa de trazer o xadrez pra cá. Fazer um evento com 40 pessoas e 20 representam o Nordeste é um marco”, comemorou Jefferson Lisboa.

Nesta etapa serão premiados os cinco primeiros colocados na classificação geral, a campeã feminina, o primeiro colocado na categoria juvenil e na categoria sênior, o melhor colocado com o rating abaixo de 1800 e o melhor colocado com o rating abaixo de 2000 (entre 1800 e 1999). A etapa Nordeste ainda garante classificação para as finais da Copa Brasil de Xadrez para Deficientes Visuais, que será realizada ainda este ano.