Organização e irreverência

Mais de 1000 competidores participam da Corrida 5 Milhas Natal do Sentimentos

12/12/2021 | 08:13 | 618

Integrando a programação natalina da Capital, a Corrida 5 Milhas Natal dos Sentimentos reuniu 1001 competidores na noite deste sábado (11). A primeira edição da corrida estreou com um percurso inovador, largando do coração da cidade, do Parque Solon de Lucena, às 21h, passando pelo Centro Histórico e seguindo em direção à Avenida Epitácio Pessoa, no sentido do Busto de Tamandaré, entre as praias de Tambaú e Cabo Branco. 

Durante o trajeto, era possível encontrar corredores com artigos iluminados, gorros de Papai Noel e até mesmo pisca-pisca! Animação e irreverência marcaram o percurso que, em clima natalino, invadiu as ruas da cidade. Os corredores elogiaram a organização do evento esportivo, o percurso e o horário. “Corrida excelente, trajeto incrível, organização impecável, muito boa”, destacou Valdízio Diniz, engenheiro e morador de João Pessoa.

A operadora de caixa, Kerolayne Nascimento, corre há um ano e sua primeira competição foi a Corrida Natal dos Sentimentos. “Percurso perfeito! Foram oito quilômetros de pura adrenalina, vou levar essa sensação para o resto da vida! O fato de ser à noite, mais frio, deu um condicionamento melhor durante a prova”, destacou. 

Palloma Wadna, estudante de Educação Física, é corredora há dois anos. “Tudo muito organizado, percurso excelente, nota dez para o evento! Tomara que tenham outras edições”, pontuou. Gilvan Andrade de Lima foi campeão na categoria Pessoa com Deficiência. Para ele, é muito importante que sejam realizadas outras corridas noturnas. “A Prefeitura está de parabéns! De dia, o sol castiga demais, a noite deu pra gente prestigiar as belezas da cidade, passando por muitos pontos iluminados com decoração natalina. Muito bacana mesmo”, destacou o competidor.

A corrida foi uma realização da Prefeitura por meio da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer (Sejer), em parceria com a Secretária de Turismo (Setur), Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), Secretária de Comunicação (Secom) e Guarda Civil Municipal (GCM). Os servidores dessas pastas deram suporte durante toda a realização do evento, em todos os trechos, e garantiram a organização da corrida.

“Corrida muito bonita e positiva. Todo mundo vibrando muito! Pegamos esse clima natalino do mês de dezembro, colocamos no horário noturno, o Sol não castiga os competidores. Trecho de oito quilômetros, percurso para iniciante nível 2, todo mundo muito colorido também. Conseguimos proporcionar uma vibe legal. Não é sempre também que os eventos esportivos lembram do Centro Histórico. Nesse a gente conseguiu e foi muito bacana. O pessoal que estava por lá, incentivando os corredores, uma energia ótima”, destacou Kaio Márcio, secretário de Juventude, Esporte e Lazer. 

Por meio da Funjope, Papai e Mamãe Noel, ao lado de duendes e personagens com perna de pau estiveram presentes. Antes da largada e no final da corrida, corredores e pessoas que observavam a competição aproveitaram para fotografar ao lado dos personagens, o que proporcionou uma programação para toda a família e abrilhantou ainda mais o evento natalino. 

Premiações – Receberam troféus os cinco primeiros colocados da categoria masculina e feminina, além do primeiro colocado da categoria pessoa com deficiência e os dois primeiros colocados da categoria cadeirantes. O primeiro lugar feminino foi para Josélia Cardoso Xavier, segundo para Angélica dos Santos Pereira, o terceiro quarto e quinto para Josefa Augusto dos Santos, Amanda F. Sales e Alice Maria Costa, respectivamente. 

Na categoria masculina, Jonas Feitosa da Silva, Luan Tobias, José George Andrade de Melo, Marcus André Alves e Nathanel Luiz Batista conseguiram os cinco melhores tempos e subiram no pódio. Na categoria PCD, o troféu foi de Gilvan Andrade e, na cadeirante, Daniel Silva e Paulo Lima conquistaram o pódio.

Resumo do percurso – A largada aconteceu próximo à roda gigante montada no Parque Solon de Lucena. Os participantes largaram sentido bairro de Tambiá e pegaram à esquerda na Rua Eliseu Cézar. O percurso incluiu o Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, Centro Cultural São Francisco, Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves e Mosteiro de São Bento.

Em seguida, os competidores passam pelo viaduto Damásio Franca e retornam ao Parque Solon de Lucena, seguindo em direção ao Lyceu Paraibano e Primeira Igreja Batista, no sentido da Avenida Epitácio Pessoa, até a chegada, no Busto de Tamandaré.