Capacitação

Mulheres ocupam 50% das vagas dos cursos oferecidos pela Secitec

06/03/2021 | 09:00 | 536

É cada vez mais notória a participação das mulheres em cursos e profissões da área de tecnologia. Prova disto são os números da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) da Prefeitura de João Pessoa. Dos 3.419 alunos que matriculados nos cursos, 50% são do sexo feminino. O dado corresponde ao 12º Ciclo de Cursos de Capacitação Profissional Básica promovido pela pasta.

Deste 12º Ciclo foram ofertados 15 cursos, que vão desde noções sobre empreendedorismo, passando por informática básica, segurança da informação e atividades comerciais e administrativas. O destaque deste ciclo foi a presença feminina de todos os alunos que terminaram o curso, cerca de 50% são mulheres.

A secretária da Secitec, Margareth Diniz, comemorou a participação das mulheres nas capacitações oferecidas pela pasta. “Esses dados demonstram a inserção das mulheres na Ciência e na Tecnologia, o que é o do nosso interesse. Nós queremos, viabilizar, cada vez mais, que as mulheres façam essa inclusão digital. Estamos muito satisfeitos com a participação das mulheres nas capacitações, em diferentes áreas”, frisou.

Gabriela Gonçalves Rolim de Morais, de 19 anos, do bairro de Mangabeira, é uma das alunas que concluiu o curso de HTML 5, ofertado pela Secitec. Aluna do curso de Ciências Biológicas, ela ficou sabendo da capacitação pelas redes sociais e comentou que, até então, não tinha tido acesso fácil a esse tipo de curso. “Cada vez mais as empresas buscam profissionais com esse perfil tecnológico. O curso de forma gratuita veio em boa hora visto que nesse momento, eu não teria condições financeiras de arcar com a capacitação”, disse.

Ao concluir os cursos, os certificados são entregues no formato digital e são enviados para os e-mails cadastrados, seguindo a política de sustentabilidade da Prefeitura, que visa diminuir o uso de papel.

O trabalho de educação para o trabalho continua na Secitec, que tem a previsão de início do 13º Ciclo de Capacitação Profissional Básica no dia 20 de março. Segundo o diretor de Difusão Tecnológica da Secretaria, Edvaldo de Vasconcelos, “o 13º ciclo de cursos virá de uma forma mais técnica para atender às necessidades do mercado de tecnologia. Os cursos continuarão sendo de forma online, porém com acompanhamento mais próximo ao aluno. Fico feliz com a expressividade feminina neste último ciclo que segue o que desejamos nesta gestão, grande diversidade de alunos e que crie bons profissionais para atender as demandas da área de Ciência, Tecnologia e Inovação”, destacou.