Prevenção às drogas

Novos conselheiros do Comad são empossados em João Pessoa para o biênio 2022/2023

19/01/2022 | 13:30 | 383

Tomaram posse na manhã desta quarta-feira (19) os novos conselheiros para o biênio 2022/2023 do Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas (Comad), no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em João Pessoa. O Comad é um dos conselhos de direitos que está dentro da estrutura da Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes).

Na cerimônia estiveram presentes diversas autoridades, incluindo o representante do Ministério da Cidadania, Sérgio Botelho Junior, que destacou o trabalho das comunidades terapêuticas e o apoio do governo federal ao combate às drogas, através da Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (Senapred), responsável por ações de prevenção ao uso de drogas e atenção e reinserção social dos usuários. “Já entregamos mais de 100 veículos às comunidades terapêuticas apreendidas pela polícia em operações contra o tráfico e estamos ajudando estas comunidades a terem seus locais de trabalho”, reforçou.

O prefeito em exercício, Leo Bezerra, discursou representando a administração municipal, tendo como principal mensagem a disponibilidade da Prefeitura de João Pessoa para ouvir e apoiar as políticas públicas sugeridas pelo Comad. “As portas da Prefeitura estarão sempre abertas. É uma responsabilidade de todos ouvir qualquer cidadão da cidade e todos temos a responsabilidade de cuidar de quem precisa de apoio. Hoje é um dia de felicidade, queremos acompanhar de perto o trabalho e tenham certeza que a Prefeitura e sua equipe darão todo o apoio necessário para que sejam efetivadas as políticas públicas sugeridas pelo Comad, tendo certeza que elas serão uma realidade. Enquanto pudermos ajudar a população, vamos às últimas consequências para que isso aconteça, temos muito para fazer nos próximos três anos e tenho certeza que vamos conseguir”, arrematou.

A presidente eleita e agora empossada do Comad, Inise Machado, ratificou o compromisso do Conselho em trabalhar em conjunto com o poder público e o terceiro setor para que sejam realizadas políticas públicas que visam o bem-estar e prevenção ao uso de drogas no município de João Pessoa. “O problema da dependência química afeta tanto a pessoa quanto a família. Ele é marginalizado e por isso precisamos planejar ações e incentivar a prática de esportes, cultura e ressocialização destas pessoas. Nos preocupamos com a prevenção e estamos abraçando efetivamente a luta para que as pessoas tenham a experiência da recuperação”, finalizou.

O Comad é constituído por 36 membros, tendo 18 titulares e 18 suplentes, oriundos da sociedade civil e de órgãos governamentais, que são indicados pelas suas respectivas instituições, incluindo Secretaria Municipal de Saúde, de Educação, Juventude, Câmara Municipal e Universidade Federal da Paraíba, assim como Organizações Não Governamentais como Ordem dos Advogados do Brasil, Conselho Regional de Psicologia e Alcoólicos Anônimos, entre outras.