Capacitação

Parque Arruda Câmara promove curso de jardinagem e paisagismo

19/11/2021 | 19:30 | 261

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), deu início, nesta sexta-feira (19), ao curso de jardinagem e paisagismo, que está sendo realizado no Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica). A iniciativa é do Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), em parceria com a Cooperativa Cultural Educacional Universitária da Paraíba (Codisma). O objetivo é capacitar profissionais da área para, com isso, contribuir que a cidade se mantenha como uma das mais verdes do mundo. O curso acontece ainda nos dias 20, 26 e 27 de novembro e 03 e 04 de dezembro.

O secretário executivo de Meio Ambiente de João Pessoa, Djalma de Castro, destacou a importância desse curso de capacitação. “Estamos felizes com essa parceria com a Codisma, que é o órgão responsável por emitir o certificado, pois é um curso de extrema importância. Com isso, nós estamos capacitando novos servidores quando o assunto é jardinagem e paisagismo”, afirmou.

O diretor do Parque Arruda Câmara, Rodrigo Fagundes, destacou que uma das funções do espaço é colaborar para preservação do meio ambiente, e que isso passa pelo estímulo ao plantio de mudas e conservação do verde da Capital. “A nossa cidade está situada em área de Mata Atlântica e tem destaque por ser uma das mais verdes do mundo, por isso, o parque abre espaço para colaborar com a preservação do meio ambiente”, observou.

O coordenador de Educação Ambiental da Bica, Rogério Ferreira, explica que as vagas nesta primeira etapa foram destinadas apenas aos servidores da Semam, da Bica e da Codisma, com o intuito de formar uma equipe qualificada que estará apta a oferecer outros cursos com vagas abertas para toda a população.

“Esse é o pontapé inicial para que outros cursos possam vir e a cidade possa estar mais sensibilizada com essa questão do verde do município. Daí, essas pessoas que gostam de cultivar plantas ornamentais e jardins em suas casas, automaticamente estão tornando João Pessoa mais verde. Com essa iniciativa, a Semam acaba colaborando de forma ativa para que as pessoas possam entender a funcionalidade dessas plantas que, mesmo estando em suas casas, contribuem para a biodiversidade do nosso município”, disse.

Programação completa:

20 de novembro (sábado):

Manhã: 08h às 12h – Introdução ao Paisagismo: plantas ornamentais (Lúcia

Nobre – Arquiteta Paisagista);

– Coffee Break;

Tarde: 14h às 18h – Plantas medicinais (Francis Zenaide – Ambientalista).

26 de novembro (sexta-feira):

Tarde: 14h às 18h – Solos e gentificação urbanas (Rogério Ferreira – Gestor

Ambiental e Cristiano Zenaide – Arquiteto e Paisagista).

27 de novembro (sábado):

Manhã: 08h às 12h – Compostagem (Silvana Alves – Engenheira Ambiental);

Tarde: 14h às 18h – Arborização urbana (Anderson Pontes – Engenheiro

Agrônomo).

03 de dezembro (sexta-feira):

Tarde: 14h às 18h – Práticas de jardinagem e apresentação de trabalho dos

alunos. (Lúcia Nobre e Francis Zenaide).

04 de dezembro (sábado):

Manhã: 08h às 12h – Debate sobre Cooperativismo e paisagismo (Sebastião Geriz, Presidente da Codisma; André Paccelli, Presidente da OCB-PB e Pedro Albuquerque, Superintendente do Sescoop-PB);

– Encerramento com exposição dos trabalhos realizados e agenda futura.