Sustentabilidade

Parque da Bica capacita comerciantes sobre educação ambiental

19/02/2020 | 15:48 | 776

O Parque da Bica capacitou empreendedores autônomos que atuam na comercialização de alimentos e prestação de serviços no interior do parque, sobre adequação ambiental. O curso foi realizado pelo Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam) para despertar a consciência ambiental e contou com a presença do Secretário de Meio Ambiente, Aberlado Jurema Neto, que entregou os certificados de propagadores da sustentabilidade no Parque da Bica.

O secretário de Meio Ambiente destacou que a capacitação reafirma o compromisso da gestão com a preservação e recuperação do patrimônio ambiental. “Já fizemos a capacitação com donos de bares e quiosques da praia, orientando para a destinação correta de resíduos, como óleo de cozinha. São ações de educação ambiental que contribuem para a mudança de comportamento e, sem dúvida, são transformadoras”, comentou Abelardo Jurema Neto.

De acordo com a diretora do Cepam, Neide Martins, a formação gratuita aborda temas como gestão de resíduos; diferença entre resíduos sólidos, líquidos e rejeitos; economia de água, descarte correto do óleo, poluição sonora e poluição atmosférica.

A comerciante Gerlane dos Santos Lima, que está há 23 anos no Parque da Bica, não imaginava a relevância da capacitação para o seu negócio. “Eu não fazia ideia do quanto eu não sabia, valeu demais esse treino, aprendi sobre o tempo de decomposição dos plásticos e o descarte correto do lixo. Vai ajudar muito o meu comércio e vou passar tudo para meus clientes”, explicou.

Parque – O Parque da Bica está situado na Avenida Gouveia Nóbrega, s/n – Róger, funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com bilheteria até às 16h. A entrada custa dois reais por pessoa, estando isentas crianças até sete anos e idosos acima dos 65 anos.