Capacitação

PMJP lança programa de formação continuada para servidores da assistência social

10/05/2019 | 16:09 | 2290

Para qualificar os profissionais que trabalham com o acompanhamento familiar, a Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) de João Pessoa lançou, na tarde desta sexta-feira (10), o programa de formação continuada do Prontuário do Sistema Único da Assistência Social (Suas). Cerca de 250 servidores municipais ligados a esse trabalho participaram do evento, que aconteceu no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria.

De acordo com Diego Tavares, secretário da Sedes, a formação continuada vai contribuir não só para os profissionais da assistência social, mas visa melhorar o serviço oferecido à população. “Esse é um mecanismo de interação maior de todos que fazem a Sedes. Neste momento, estamos convocando todos os nossos colaboradores e diretores para que possamos está gerando ainda melhor esse mecanismo, melhorando o atendimento para as nossas crianças, nossos adolescentes, para a cidade de João Pessoa”, destacou.

A capacitação é realizada em parceria com a Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a Faculdade Internacional da Paraíba (FPB) e Universidade Norte do Parará (Unopar). “Essa parceria vai contribuir para que tenhamos uma política pública consolidada e implementada voltada para assistência e seguimento, através de ações programadas com continuidade”, afirmou a diretora de Assistência Social da Sedes, Cizia Romeu.

Entre os conteúdos oferecidos está a violência sexual, o atendimento para pessoas idosas, entre outros. Durante o ano, irão acontecer outras edições da formação, sendo ministrados por profissionais das faculdades e universidades parceiras.

Ariana Carla de Andrade, que é coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) no bairro do Cristo Redentor, ressaltou que não só o profissional, mas principalmente a população ganha com essa capacitação. “Essa capacitação é muito importante, pois o atendimento do usuário vai melhorar muito. Acima de tudo, melhoramos como profissional, pois amplia nosso conhecimento, tanto aliando a prática com a teoria”, disse.

Termo de cooperação – Na ocasião, aconteceu a assinatura do termo de cooperação técnica entre a Sedes e a UFPB. Essa parceria objetiva construir uma publicação sobre os parâmetros técnicos de metodologias pedagógicas para os serviços e convivências de fortalecimento de vínculo, que são os grupos de idosos, adolescentes, entre outros.