Novo ambiente virtual

Portal da Transparência de João Pessoa é reformulado e conta com plataforma mais intuitiva para o cidadão

18/06/2021 | 13:44 | 547

Mais intuitivo e direto, o novo layout do Portal da Transparência da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) foi atualizado nesta sexta-feira (18). Com ícones e links de acesso rápido, o cidadão encontrará um ambiente virtual mais objetivo com as informações da Administração Pública Municipal. As mudanças visam ampliar o controle social, o acesso às informações dos serviços públicos prestados pela gestão e a participação da população nas decisões tomadas pela Prefeitura.

O projeto foi desenvolvido pela Secretaria Executiva da Transparência Pública (Setramp). O serviço pode ser acessado por meio do link: https://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/#/

De acordo com a técnica municipal de Controle Interno, Juliana Vaz, o novo layout visa simplificar o processo de acesso às informações através de ferramentas mais intuitivas. “O portal irá evidenciar as principais informações presentes na aba lateral da página em ícones de acesso rápido, tornando a busca pelos dados públicos mais eficiente. Além do mais, foram implementadas outras funções como lista de links úteis e um local único para envio de demandas, que esclarece que para cada tipo de solicitação existe um canal adequado, aumentando a funcionalidade do portal”, explicou.

Juliana Vaz ressaltou ainda que o Portal da Transparência está em constante processo de aperfeiçoamento, através do aumento significativo do conteúdo e do nível de detalhamento das informações e da inserção de novas funcionalidades. “Este trabalho permanente realizado pela equipe do portal tem o intuito de fornecer à população informações de qualidade sobre a Administração Pública Municipal, ampliar o controle social e a participação da sociedade nas decisões tomadas pela Prefeitura e permitir que o cidadão possa usufruir de forma mais efetiva dos serviços oferecidos pelo município”, destacou.

O desenvolvedor do novo projeto do Portal da Transparência e técnico em Tecnologia da Informação, Thiago Batista explicou que “o novo design foi pensado de forma a melhorar a jornada do usuário no Portal e para que o cidadão consiga encontrar a informação de forma mais rápida, visto que, hoje dispomos de um acervo cada vez maior. Com o novo layout, as principais informações do Portal podem ser acessadas com apenas um clique”, disse.

Acesso à informação – No Portal de Transparência o usuário dispõe de serviços prestados pela Prefeitura de João Pessoa, através de suas respectivas secretarias, os quais podem ser segmentados por categorias, além de trazer informações claras e precisas em relação a cada um dos serviços prestados, tais como requisitos, documentos, formas e informações necessárias para acessar o serviço; principais etapas para processamento do serviço; previsão do prazo máximo para a prestação do serviço; locais e formas para o usuário apresentar eventual manifestação sobre a prestação do serviço, entre outros.