Infraestrutura

Prefeitura autoriza criação de projeto para construção de nova rede de drenagem no bairro Esplanada

28/06/2022 | 19:00 | 172

No bairro Esplanada, na zona sul da Capital, o problema de alagamento durante o período chuvoso prejudica moradores há mais de 20 anos. No entanto, com autorização do prefeito Cícero Lucena na semana passada para criação de projetos para essa área, uma nova rede de drenagem será construída para acabar com esse problema histórico.

O serviço será executado pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra). O secretário Rubens Falcão explicou que os alagamentos ocorrem por causa da rede subdimensionada, ou seja, com capacidade inferior ao volume de água recebido nos dias chuvosos – problema agravado ao longo dos anos por causa do direcionamento das águas de outros locais para o Esplanada.

“No lugar de estudarem a bacia, foram simplesmente pavimentando e drenando, mas sem uma macrodrenagem, que é o que vamos fazer agora para corrigir. Esse projeto vai nos dizer, vai dimensionar a tubulação de drenagem para acabar com os alagamentos que acontecem em algumas ruas do bairro”, explicou o secretário.

Entre os moradores a medida é vista com muita expectativa – uma solução para acabar com um sofrimento de tantos anos e de medidas apenas paliativas. Uma das ruas mais afetadas é a Mário Neves do Nascimento, que fica intransitável devido ao acúmulo de água. Abraão Nóbrega, que reside no Esplanada há 35 anos, lembrou do sofrimento de amigos, mas acredita que o fim do problema representa um sonho.

“Tem gente que, quando começa a chover, nem consegue dormir, porque fica com medo de perder móveis, como sofá, geladeira, fogão. Portanto, essa obra da Prefeitura de João Pessoa aqui no Esplanada é um sonho. Recebemos com muita alegria, porque os moradores esperam por esse projeto há muito tempo”, pontuou.

Outras ações no Esplanada – Além do projeto de uma nova rede de drenagem, novas ruas do bairro serão pavimentadas. Esse ano, a Prefeitura de João Pessoa já contemplou o conjunto Esplanada com a aplicação do pavimento asfáltico em quatro ruas – melhorando a fluidez do trânsito e segurança de moradores e pedestres.