Valorização da categoria

Prefeitura de João Pessoa concede aumento real a todos os servidores da Guarda Civil Metropolitana

27/01/2022 | 16:00 | 5967

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria Municipal de Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), concedeu um aumento linear real de 16% no salário dos servidores da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa. O aumento, que representa o maior índice do Brasil, é uma demonstração do reconhecimento e da valorização que a atual gestão municipal vem dispensando aos servidores das diversas categorias.

O reajuste, que será efetuado já na folha de pagamento do mês de janeiro, é o primeiro desde a criação da Guarda Civil de João Pessoa, que beneficia a todos os servidores do quadro. A medida reconhece que, independente do nível funcional, todos serão tratados como membros de uma mesma instituição.

Segundo o prefeito Cícero Lucena, a medida é o reconhecimento ao trabalho diuturno da instituição, que tem se esforçado para contribuir com a segurança pública em nossa cidade.

“O prefeito ouviu cada necessidade da categoria e foi sensível à causa, acatando ainda a lei de progressão funcional dos servidores, coisa que nenhum gestor anterior fez. Anunciamos também o concurso para 200 novos guardas ainda este ano. A tropa vem desde o início de 2021 passando por reciclagens, cursos, capacitações importantes e a notícia de um aumento salarial vem trazendo ainda mais vontade de fazer mais e melhor por nossa cidade”, disse João Almeida, secretário da Segurança Urbana e Cidadania.

A Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa tem um efetivo de aproximadamente 500 servidores. No último ano, o percentual da tropa armada passou de 8% para 13%, e continuará evoluindo com o propósito de chegar a 90% até o final de 2022. “Estamos adquirindo novos armamentos, pistolas, novas viaturas, equipamentos de proteção e estamos investindo em tecnologia de segurança pública”, destacou João Almeida.