Nesta sexta-feira

Prefeitura de João Pessoa dá seguimento a Campanha ‘Não é Não’ contra a importunação sexual, no Bloco Cafuçu

13/02/2026 | 12:00 | 152

A Prefeitura de João Pessoa, através da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), tem encontro marcado na noite desta sexta-feira (13) com os foliões que vão para o bloco Cafuçu, no Centro Histórico da Capital, quando acontecerá mais uma ação da campanha ‘Não é Não’. A iniciativa, que integra a programação do Carnaval Multicultural de João Pessoa, é realizada em parceria com a Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e tem como objetivo combater o assédio e a importunação sexual contra as mulheres.

“Desde a abertura das prévias carnavalescas, no dia 6 de fevereiro, estamos com ações junto aos foliões com abordagens educativas e distribuição de materiais informativos, em formato de abanador, onde disponibilizamos os canais de denúncias e também mensagens sobre a importância de respeitar o direito da mulher em dizer não”, disse a secretária interina de Políticas Públicas para as Mulheres Juliana Dantas.

Ela ressalta que a presença da campanha nos grandes eventos é fundamental para garantir que as mulheres possam vivenciar a festa com segurança e respeito. “O corpo dela não pode ser tocado e a vontade dela precisa ser respeitada. É também um alerta para práticas que configuram crime, como a importunação sexual, cuja pena pode variar de um a cinco anos”, destacou.

Juliana Dantas disse que casos de violência e importunação sexual podem ser denunciados pelos números 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar), 180 (Central de Atendimento à Mulher) e pelo telefone 3213-7351, da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (Gabinete).

Ir para o conteúdo