Qualidade de vida
Prefeitura de João Pessoa dispõe de uma rede para assistência integral ao cuidado com a saúde da criança
12/10/2024 | 12:00 | 43
Uma criança que tem uma infância saudável se tornará um adulto com mais qualidade de vida, por isso, a Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), dispõe de uma rede para cuidados com a saúde do público infanto juvenil, que vai desde a Atenção Básica até a Rede Hospitalar, sendo complementada por diversos serviços especializados.
“Cuidar da saúde ainda criança é fundamental para o futuro da população que teremos e uma rede de atenção bem estruturada permite o acompanhamento integral do desenvolvimento infantil para a promoção à saúde e prevenção de agravos, permitindo atuar de forma precoce nas intercorrências e garantindo que essa criança se desenvolva bem em sua adolescência tornando-se um adulto com muito mais qualidade de vida e hábitos saudáveis que garantirão um bom processo de envelhecimento”, destaca o secretário de Saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.
Em João Pessoa, a rede para cuidados com a saúde infantil tem início desde antes do nascimento, ainda na descoberta da gravidez, com atendimento às gestantes e a realização do pré-natal. Em conformidade com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança e com base na Portaria da SMS n°0046/2022 de 19 de abril de 2022, o atendimento de crianças e adolescentes acompanha todo o desenvolvimento até os 17 anos 11 meses e 29 dias.
Na Atenção Primária, através das Unidades de Saúde da Família (USF), são ofertados serviços básicos iniciais além da continuidade da assistência quando necessário e de forma articulada com outros pontos da rede. É neste nível de atenção que estão disponíveis serviços como o pré-natal às gestantes, além da realização do acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil e incentivo ao aleitamento materno. Lá, as crianças também têm acesso aos atendimentos com médicos, enfermeiros, dentistas, vacinação e outros.
Na Atenção Básica estão cadastradas 85.513 crianças com idades entre zero e 11 anos e, 45.121 com idades entre 12 e 18 anos. Entre janeiro e a primeira semana de outubro deste ano as unidades de saúde realizaram 86.840 atendimentos, desse total, 38,47% representa a assistência prestada a bebês e crianças entre zero e cinco anos; 26,91% foram atendimentos ao público com idades entre seis e 10 anos e os demais, a partir de 11 anos.
As Policlínicas Municipais, localizadas em Mandacaru, Jaguaribe, Cristo, Mangabeira e das Praias (Tambaú), oferecem a assistência especializada, por meio de consultas reguladas, em Pediatria, Reumatologia, Dermatologia, Fonoaudiologia, Neurologia, Cardiologia, Psiquiatria, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia, entre outras. Através da Atenção Especializada também é ofertado um atendimento odontológico especializado nos Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs), localizados no Cristo, na Torre e em Mangabeira, que neste ano realizaram 6.925 atendimentos pediátricos.
O município também disponibiliza do Centro de Atendimento Psicossocial Infanto Juvenil (Caps I – Cirandar) exclusivo para o atendimento de crianças com transtornos em saúde mental, contando com assistência em psiquiatria e psicologia. O Centro fica localizado no bairro do Roger e os atendimentos acontecem por demanda espontânea. Já no Bairro Pedro Gondim está localizado o Centro de Referência da Pessoa com Deficiência, para atendimento de crianças com deficiência.
No âmbito hospitalar, para a assistência infantil de urgência e emergência, tratamento clínico e cirurgias, a Secretaria de Saúde dispõe do Hospital Infantil Municipal do Valentina, que conta com leitos de UTI, enfermaria e psiquiátrico. Já para os casos de traumatologia, o Complexo Hospitalar Tarcísio Burity (Ortotrauma) conta com leitos para atendimento infantil.
-
Texto: Rebeka Paiva
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Cibelle Torres -
Secretarias
saude sms -
Tags
assistência integral a criança atenção básica rede hospitalar rede para cuidados com a saúde infantil SMS