No terminal rodoviário

Prefeitura de João Pessoa participa de mobilização de saúde nesta terça e quarta-feira

20/09/2021 | 20:00 | 190

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), participa, nesta terça-feira (21) e quarta-feira (22), de uma grande mobilização de saúde que será realizada no terminal rodoviário, no Centro da Capital. A ação, que acontece em parceria com o SEST/SENAT, será realizada das 8h às 11h e das 13h às 16h. As atividades fazem parte das ações alusivas à Mobilização Nacional da Semana do Trânsito, que acontece entre os dias 20 e 24 de setembro de 2021.

O evento, coordenado pela área técnica de Saúde do Homem e pelo Distrito Sanitário IV, visa a conscientização de todas as partes que influenciam para que o trânsito seja um lugar mais seguro para motoristas, pedestres, ciclistas e motociclistas e ainda traz a oferta de atendimentos em saúde preventiva.

As equipes irão ofertar testes rápidos para hepatites, promover palestras educativas e levar à população orientações de higiene, dispondo também dos serviços de aferição de pressão arterial e teste de glicemia. O público alvo é o masculino, onde envolve os motoristas, taxistas e caminhoneiros. Mas os atendimentos serão por demanda espontânea. No local, também será feita a entrega de material informativo e da ‘Caderneta do Caminhoneiro’.

De acordo com Késsio Brito, coordenador da área técnica de Saúde do Homem da SMS, a prevenção é um dos pilares para que a população tenha uma melhor qualidade de vida. “A ação intersetorial tem objetivos comuns, a exemplo de procurar reduzir os índices de acidentes de trânsito e a mortalidade masculina pelas causas externas, que hoje é considerado o indicador de saúde do homem de maior relevância para o município. O tema aborda em sua grande maioria o público masculino, uma vez que são os maiores responsáveis por acidentes e violência no trânsito, já que algumas categorias profissionais ficam mais expostas e vulneráveis a esses agravos”, revelou Késsio. O técnico ainda destacou que se fazem necessárias ações mais efetivas, articuladas entre os diferentes setores, estratégicos para cada segmento.

Atenção Integral à Saúde do Homem – A área técnica da Saúde do Homem segue as diretrizes do Ministério da Saúde, em consonância a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem – PNAISH. Dentre os eixos norteadores, destacam-se as violências e acidentes, que em nosso município aumenta a cada ano a mortalidade por essas causas evitáveis e nos mobiliza a promover e fomentar políticas e ações para reduzir seu impacto social.