Diversos serviços

Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial oferece serviços especializados de saúde para usuários

31/05/2022 | 08:00 | 302

A Coordenadoria de Promoção à Cidadania LGBT e Igualdade Racial da Prefeitura de João Pessoa, localizada no Parque Solon de Lucena (Lagoa), segue disponibilizando à população LGBT, negra, cigana e quilombola de João Pessoa serviços gratuitos na área de saúde, desde atendimento psicológico a citológico, via Sistema Único de Saúde (SUS) e também por convênios com universidades privadas.

De 2021 até maio deste ano, 222 pessoas procuraram os serviços de saúde oferecidos pela Coordenadoria. Desse total, 21 foram encaminhados ao Espaço LGBT do Estado para dar prosseguimento ao processo de redesignação sexual. A cirurgia é considerada como um dos grandes avanços da medicina para garantir o bem-estar de pessoas transgênero.

“Além dos serviços do SUS, através da parceria com as universidades Maurício de Nassau, Unipê e Faculdade de Ciências Médicas (FCM), podemos oferecer vários serviços médicos gratuitos à população LGBT, negra, cigana e quilombola, além de fazer o encaminhamento dos interessados no processo de redesignação sexual (mudança de sexo), serviço que é ofertado em parceria com o Estado”, afirmou Geraldo Filho, que comanda a coordenadoria LGBT da Prefeitura de João Pessoa.

Conforme explicou, através da Nassau, é ofertado o serviço de psicologia clínica; do Unipê, odontologia e citopatologia; na FCM são disponibilizados psiquiatria, ginecologia e endocrinologia. No caso da redesignação sexual, os interessados são encaminhados para o Ambulatório de Travestis e Transsexuais da Paraíba, que funciona dentro do hospital Clementino Fraga, localizado em Jaguaribe.

Para saber mais informações sobre os serviços prestados à população LGBT, negra, cigana e quilombola, ou agendamento de algum serviço, basta entrar em contato através dos telefones 3218-9246 e 3222-8853. A Coordenadoria LGBT e Igualdade Racial fica localizada no Parque Solon de Lucena, n°216, no Centro de João Pessoa.