Amigos da Praia

Prefeitura faz ação de educação ambiental e ordenamento do passeio público na orla neste sábado

21/01/2022 | 16:00 | 300

A Prefeitura de João Pessoa realiza, neste sábado (22), ações de educação ambiental e ordenamento do passeio público, na orla da Capital, como parte das atividades do programa Amigos da Praia. A operação ocorrerá aos sábados e domingos, das 9h ao meio-dia, nas praias de Cabo Branco, Tambaú, Manaíra, Bessa, Penha, Seixas, Praia do Sol e Barra de Gramame, até o Carnaval. Neste final de semana, a concentração será no Busto de Tamandaré.

O programa é realizado em parceria pela Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e as secretarias de Meio Ambiente (Semam) e de Desenvolvimento Urbano (Sedurb).

“Mais de 40 agentes da Emlur vão trabalhar no processo educativo, abordando banhistas, vendedores ambulantes, comerciantes e trabalhadores de bares, restaurantes e quiosques da orla sobre o correto descarte de resíduos, que devem ser depositados em lixeiras, papeleiras e contêineres”, explica o superintendente executivo da Emlur, Igo Morais.

Durante a ação educativa, haverá uma apresentação do grupo de percussão da Emlur, o Baticumlata, que faz música a partir de materiais reciclados, como sucatas, enfatizando a questão do reaproveitamento de resíduos.

Meio Ambiente – Equipes do setor de Educação Ambiental da Semam vão montar a Tenda Verde, no Busto de Tamandaré para distribuição de mudas de árvores nativas para a população. Os técnicos da Semam também vão orientar a população sobre o cuidado com o plantio das mudas, informando sobre os locais adequados, espaço das covas e quantidade de rega. Também apoiam a ação Amigos da Praia o Centro de Estudos e Práticas Ambientais (Cepam), a Capitania dos Portos e o Grupo Escoteiro Evangélico Leão da Tribo de Judá

Ordenamento – A Sedurb está com um grupo de trabalho formado por 15 agentes de controle urbano, trabalhando no ordenamento da orla. A Divisão de Controle e Postura fará a fiscalização, disciplinando o comércio informal e garantindo o passeio público de pedestres na calçadinha e na areia das praias.

O trabalho é de orientação dos comerciantes informais sobre o espaço adequado que eles devem estar. As equipes também atuam na fiscalização de obras nos bairros da orla para evitar que haja entulhos nas calçadas.

Limpeza diária – Diariamente, os agentes de limpeza da Emlur fazem a catação da faixa de areia, varrição da calçadinha e ciclofaixa e coleta dos resíduos domiciliares. Ainda são utilizadas duas varredeiras para fazer a limpeza da ciclofaixa e duas saneadoras na faixa de areia.

Com o aumento de frequentadores das praias no verão, o horário de catação foi estendido, com a criação de uma nova turma para o turno da noite, contribuindo para a manutenção da limpeza na faixa de areia e da preservação ambiental.