Regulação Itinerante

Prefeitura inicia programa para agilizar marcação de exames, consultas e outros procedimentos de saúde

25/01/2022 | 15:39 | 1087

A Prefeitura de João Pessoa iniciou, nesta terça-feira (25), a Regulação Itinerante, programa que tem o objetivo de agilizar a marcação de exames, consultas e outros procedimentos de saúde. Por meio do programa, equipes da Central de Regulação Municipal irão até as unidades de saúde da família (USF) entregar as marcações diretamente aos pacientes. Quem acompanhou de perto o lançamento do projeto na USF Mãe de Deus, no bairro do Valentina Figueiredo, foi o vice-prefeito Leo Bezerra, que representou o prefeito Cícero Lucena.

“O que nós mais ouvíamos durante a campanha andando pelas ruas de João Pessoa era a quantidade de exames represados nas unidades de saúde da família. Agora, a Regulação vai ‘in loco’ para todas as unidades da Capital fazer esse levantamento dos exames represados e aí vamos marcando na medida do possível. No decorrer do ano, iremos marcar todos os exames, muitos desde 2020, que vão ser todos feitos pela Prefeitura de João Pessoa”, destacou Leo.

A secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, afirmou que o objetivo principal do projeto é destravar a vida das pessoas que buscam a marcação de exames e consultas há bastante tempo. Ela citou o exemplo de uma senhora que, por não conseguir agendar seu exame, necessitou vender seu botijão de gás para poder realizá-lo na rede particular.

“A partir de agora, quando a marcação é feita aqui, a Regulação já autoriza. Nós temos 203 unidades e é impossível que nós façamos isso concomitantemente em todas, então, vamos começar em duas unidades por semana. Nosso propósito é que na sequência, com um sistema tecnológico, quando o médico solicitar o exame com a Regulação, a autorização para fazer o exame já chegue diretamente à pessoa através do celular, do e-mail. Com isso, a gente vai reduzir em média 50% do tempo para a autorização do exame chegue ao usuário”, explicou Margareth.

Os primeiros beneficiados foram os usuários da USF Doce Mãe de Deus, no bairro Valentina Figueiredo, e a próxima será a USF São Rafael, no Castelo Branco, mas o programa vai contemplar unidades dos cinco distritos sanitários do município. “Estamos fazendo uma grande busca e indo até a USF, entregando na mão do usuário todos os exames, consultas e qualquer pendência que havia no sistema de regulação”, explicou Ana Giovana Medeiros, diretora da Central de Regulação da SMS.

De acordo com Ana Giovana, a Central de Regulação autorizou mais de 700 mil procedimentos em 2021. “Nosso objetivo é operacionalizar esses números e, com isso, poderemos potencializar a assistência. Queremos atingir bairros diferentes a cada semana e estamos começando pelas unidades maiores. Só hoje são 270 procedimentos que já estão marcados”, afirmou.

Usuária satisfeita – Maria Lúcia foi uma das primeiras atendidas pelo programa Regulação Itinerante. A aposentada há tempos buscava agendar atendimento psiquiátrico, mas estava tendo dificilmente. Com o novo projeto, em minutos ela já estava com sua consulta marcada. “Há alguns meses que eu tava para marcar meu atendimento e não conseguia. Hoje, com o Regulação Itinerante não demorei mais que alguns minutos. Estou muito satisfeita com o projeto”, declarou.

Serviço – A Central de Regulação é responsável pelo gerenciamento de toda a oferta de procedimentos da rede municipal de saúde e rede conveniada e contratada, adotando o sistema de classificação de risco para a definição das prioridades no acesso a exames laboratoriais e de imagem e consultas de diversas especialidades. Além de João Pessoa, a Regulação Municipal atende também os outros 222 municípios da Paraíba, por meio de pactuação.

De forma geral, a porta de entrada para marcar as consultas, exames, cirurgias e outros procedimentos é a Atenção Básica, por meio das equipes de saúde da família, que encaminham para a Central de Regulação a requisição de agendamento. Em alguns casos, o próprio usuário leva a requisição diretamente para a Regulação, a exemplo de cateterismo, colonoscopia e ressonância com contraste.

O serviço está localizado na Avenida Rio Grande do Sul, nº 1.280, Bairro dos Estados. Os números de telefone para contato são: 3218-9882, 3218-9861 ou 3218-9865. O horário de funcionamento é das 8h às 15h30.