Mais agilidade

Prefeitura inova e implanta novo sistema no Hospital Santa Isabel para notificação de eventos adversos

27/01/2022 | 20:00 | 870

O Hospital Municipal Santa Isabel está implantando uma ferramenta inovadora na notificação de eventos adversos. Com apenas um gesto, a aproximação da câmera do celular em um QR Code, os profissionais de saúde terão acesso a um formulário onde vão preencher as informações sobre o paciente e o evento identificado, o que vai assegurar um diagnóstico mais rápido e assistência adequada e de qualidade.

A informatização do serviço, que antes era feito em fichas de papel, disse a diretora geral do Hospital Santa Isabel, a médica Adriana Lobão, agiliza as informações, garantindo mais segurança para os pacientes. “Com menos papel, a possibilidade de infecção será menor e também se ganha mais agilidade na notificação e no planejamento das intervenções para tratar os eventos adversos”, disse Adriana Lobão.

A ferramenta está sendo implantada pelo Núcleo de Segurança do Paciente do Hospital e foi elaborada pelos enfermeiros Aleqsandra Paula e Bruno Souza e pela médica Cíntia Woitexen, coordenadora do núcleo.

De acordo com os princípios norteadores da segurança do paciente, todos os eventos adversos devem ser notificados, prevenindo assim danos na assistência ao paciente, bem como possíveis ações que possam gerar dano, melhorando a agilidade na identificação e tratativa do problema.

“Para a melhoria dos processos de segurança do paciente foi criada esta ferramenta de QR Code, de fácil acessibilidade a todos os profissionais envolvidos na assistência ao paciente, direta ou indiretamente. Acessando a câmera do celular, o profissional terá acesso, através do QR Code, à ferramenta de notificação e assim ele vai preencher a notificação do evento, para que seja promovido o devido tratamento, melhorando assim a qualidade da assistência ao paciente”, disse Aleqsandra Paula.

Cada unidade do hospital contará com um QR Code, permitindo que cada profissional, com um celular, abra o formulário, preencha as informações e envie para o Núcleo, que vai realizar a investigação do evento, visando a melhoria da assistência em prol da segurança do usuário. Os treinamentos para utilização da nova ferramenta começam na próxima segunda-feira (31).

“A ferramenta vai melhorar o processo de segurança dos pacientes, facilitando o trabalho dos profissionais dos mais diversos setores do Santa Isabel, que poderão acessar em tempo real a notificação, fazendo com que a informação, a notificação do evento, chegue mais rápido, para que a gente faça a tratativa desse evento e assegure assistência ao paciente adequada e de qualidade”, ressaltou Aleqsandra.