Trabalho integrado

Prefeitura mobiliza secretarias municipais e define plano especial para desfile do Bloco Muriçocas do Miramar

11/02/2026 | 14:30 | 148

A Prefeitura de João Pessoa, por meio das Secretarias de Saúde (SMS), Segurança Urbana e Cidadania (Semusb), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Políticas Públicas para as Mulheres (SPPM), além da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), montou um esquema especial para garantir a tranquilidade dos milhares de foliões que vão participar do Bloco Muriçocas do Miramar nesta quarta-feira (11) .

Conforme a programação, entre as principais atrações estão Alceu Valença, Juzé e Fuba, além de Myra Maya, Yuri Carvalho e Capilé. Este ano, o bloco vai homenagear Zé Katimba e o samba. O desfile inicia na Avenida Tito Silva e segue pela Epitácio Pessoa até a Orla.

Segurança – O esquema da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa terá a participação de cerca de 140 servidores atuando de forma direta nos eventos, além do policiamento a pé, motopatrulhamento e apoio em pontos estratégicos. Ao mesmo tempo, são mantidas equipes nos demais serviços da Prefeitura, garantindo a continuidade do trabalho da Guarda em toda a cidade, segundo o comandante da Guarda Civil Metropolitana, Vitor Freire.

O esquema operacional também inclui viaturas – carros, van, ônibus de monitoramento e motocicletas -, bem como o policiamento aéreo com uso de drones, ampliando a capacidade de vigilância e resposta rápida das equipes em campo.

Secretaria de Mulheres – A partir das 18h, as equipes da Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres estarão na Praça das Muriçocas, no Miramar, com uma ação educativa da campanha ‘Não é Não contra a importunação sexual de mulheres’ durante o período carnavalesco. Segundo a secretária executiva da Pasta, Juliana Dantas, durante a festa haverá distribuição de panfletos e diálogo direto com os foliões sobre o tema e também sobre os serviços disponibilizados pela Prefeitura, por meio da Pasta, às mulheres em situação de violência doméstica e vulnerabilidade social.

Semob-JP – A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) montou um esquema especial de trânsito e transporte. Ao todo, 60 agentes atuarão na orientação, fiscalização e monitoramento da circulação de veículos nesta Quarta-feira de Fogo.

A Via Folia, no trecho a partir da bifurcação com as avenidas Rui Carneiro e Tito Silva, está bloqueada no sentido Centro–Praia desde às 10h desta quarta-feira, com equipes operacionais orientando o posicionamento dos trios elétricos. Às 18h, com o aumento do fluxo de foliões, terão início as intervenções e desvios para o bloqueio total do Corredor da Folia, incluindo a Praça das Muriçocas, com proibição de acesso de veículos particulares e do transporte coletivo.

O superintendente do órgão, Marcílio do HBE, informou que as vias adjacentes e paralelas estarão liberadas para estacionamento e trânsito local, e destacou como rotas alternativas as avenidas Beira-Rio e Rui Carneiro para os condutores que desejarem evitar a área onde ocorrerão os festejos.

A frota de ônibus será reforçada para o deslocamento de ida e volta do evento. Serão reforçadas as linhas 507 – Cabo Branco e 510 – Tambaú, a partir das 17h. O 1.500 e 5.100 também circularão até o local de concentração do bloco, a partir das 20h, com disponibilidade de uma frota extra com 10 veículos para atender a dispersão do público após o encerramento do desfile.

Para o usuário entrar em contato com a Semob-JP e informar ocorrências urgentes, são disponibilizados os número 3213-7188 (ligação) e o 9 8760-2134 (mensagem/WhatsApp).

Saúde – O plano operacional especial para garantir assistência à população durante as festividades do pré-carnaval, prevê reforço de equipes e instalação de postos médicos avançados, garantindo, assim, o suporte de urgência e emergência para os foliões. Na Avenida Epitácio Pessoa, haverá dois postos avançados instalados em pontos estratégicos – um na lateral da Hobby Bichos e outro próximo à sede do projeto Cooperar. As equipes de socorristas são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores e profissionais de apoio.

Cada posto terá estrutura completa para atendimentos iniciais, além de ambulância para remoções, quando necessário. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) também disponibilizou para a assistência oito motolâncias, distribuídas em duplas, duas Unidade de Suporte Avançado (USA) e duas Unidades de Suporte Básico (USB) para atendimento direto no evento.

Também está garantida a assistência descentralizada nos principais polos festivos, além da Via Folia. O atendimento das equipes de saúde nos eventos ocorrerá a partir das 18h, permanecendo em operação até o encerramento total das festividades, garantindo assistência contínua aos foliões.

Quem não estiver nas festividades e precisar do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, pode acionar o serviço pelo número 192.

Emlur – Uma média de 350 agentes de limpeza, com atuação antes, durante e após a passagem dos blocos, e mais 100 catadores de materiais recicláveis dentro do Recicla Folia 2026.

Sedurb – A Secretaria de Desenvolvimento Urbano estará com 30 agentes fiscalizando o comércio informal, composto por 530 ambulantes distribuídos pela Avenida Epitácio Pessoa e na Orla. A Pasta disponibiliza o número de WhatsApp 98825-0723 para a população fazer denúncias durante o período carnavalesco.

Ir para o conteúdo