No Parque Solon de Lucena

Prefeitura realiza ação de conscientização e combate à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes nesta quarta

17/05/2022 | 13:00 | 373

A Prefeitura de João Pessoa realiza, a partir desta semana até o fim do mês, uma série de ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, que tem o dia 18 de maio como a principal data para levar conhecimento à população em como identificar e denunciar estes crimes. Nesta quarta-feira, será realizada uma atividade durante toda a manhã no Parque Solon de Lucena (Lagoa), no Centro da cidade.

O objetivo da ação na Lagoa é mobilizar a população que passa pelo local com ferramentas educativas contra a exploração de crianças e adolescentes. Estarão presentes serviços e instituições que trabalham com a defesa do direito deste público, com abordagens, panfletagem e falas educativas e de reflexão sobre o tema, além de tenda artística e música. No local também estarão presentes profissionais do Disque 156, serviço da Prefeitura de João Pessoa que atende denúncias sobre violações de direitos.

As ações estão sendo desenvolvidas em conjunto pelas secretarias de Desenvolvimento Social (Sedes), Direitos Humanos e Cidadania (Sedhuc) e Educação e Cultura (Sedec), e começaram nesta segunda-feira (16), com ciclo de palestras nos Centros de Referência da Cidadania (CRC) do Cristo e Róger, a partir das 15h.

Até o fim do mês – As equipes da Prefeitura estarão com atividades ao longo deste mês com ações em escolas municipais, que vão dar ferramentas aos pais e alunos em como identificar situações de abuso e exploração contra crianças e adolescentes; abordagens em paradas de ônibus e trens da Capital, rodas de diálogos com usuários das Cozinhas Comunitárias e flash mobs no Busto de Tamandaré (Tambaú) e em frente ao Shopping Mangabeira.

O encerramento das ações será com uma roda de diálogo com o tema “O papel da rede de proteção no combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes”, com a presença de juristas, autoridades municipais e nacionais para discutir e encontrar novos caminhos para garantir os direitos de crianças e adolescentes.

A programação, além de ser uma ferramenta de conscientização da população, também fortalece as ações do selo do programa Prefeito Amigo da Criança criado pela Fundação Abrinq.

Confira aqui a programação completa.