Diálogo

Prefeitura realiza Oficinas de propostas e recebe sugestões da população para revisão do Plano Diretor

20/12/2021 | 13:05 | 426

A população de João Pessoa voltou a discutir o futuro da cidade durante oficinas destinadas a debater propostas relativas, entre outros temas, ao uso e ocupação do solo urbano, transportes, mobilidade, e meio ambiente na cidade. A ação é uma das atividades desenvolvidas no processo de revisão do Plano Diretor de João Pessoa, realizada pela Prefeitura da Capital.

Representantes de entidades e associações da sociedade civil organizada reuniram-se dias 14,15 e 16 deste mês, no Centro de Capacitação de Professores (CECAPRO), no bairro Miramar, para dar continuidade ao debate em torno da revisão do Plano Diretor de João Pessoa, que entrou em sua terceira fase, agora com Oficinas de Propostas.

Também estiveram presentes às atividades a Equipe Técnica de Integração Municipal (ETIM/PMJP) e os membros do Consórcio João Pessoa Sustentável.

Essas foram a quarta, quinta e sexta oficinas da terceira fase do processo, que reúne técnicos e moradores da cidade para fazer propostas para o Plano Diretor da Capital.

Durante as dinâmicas, os representantes comunitários foram divididos em grupos temáticos para debater e apresentar sugestões. Além disso, também fizeram propostas relativas aos segmentos de uso do solo, mobilidade e meio ambiente.

As contribuições foram recebidas pelos técnicos e vão ser usadas na produção do Relatório de Propostas do Plano Diretor, que será apresentado durante a terceira Audiência Pública, em 2022.

DINÂMICA E ATIVIDADES –  As Oficinas de Propostas são atividades da terceira etapa do processo de revisão do Plano Diretor, que começou em junho/2021. A dinâmica é feita de modo a trazer a população mais perto do processo de discussão, dando aos cidadãos a oportunidade de participar de forma efetiva e contribuir para o futuro da cidade que habitam.

Para isso, os grupos assistiram inicialmente a uma palestra sobre o que é o Plano Diretor de uma cidade, e como ele serve de instrumento de transformação, planejamento e desenvolvimento urbano.

A seguir, os representantes da sociedade civil se reuniram com especialistas em grupos menores para contribuir com as propostas que ajudam os técnicos a pensar na cidade como um todo. Assim, apontam soluções às demandas da cidade; e mostram as potencialidades do local que podem ser traduzidos em mais sustentabilidade e qualidade de vida urbana para todos.

Ao final das atividades, um representante do grupo é eleito para expor de forma resumida as propostas levantadas durante a discussão. O material produzido nas oficinas será incluído em relatórios e disponibilizado para consulta pública no site da Prefeitura destinado ao Plano Diretor de João Pessoa (http://pdjp.com.br/).