Dignidade

Primeiro ano do Residencial Novo São José é comemorado com prestação de serviços e forró pé de serra

15/12/2019 | 18:23 | 1395

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem realizando o Maior Programa Habitacional da história da Capital. Já foram entregues desde 2013 cerca de 30 residenciais e outras unidades pulverizadas, vindo a mudar e dar mais dignidade à vida de quase 30 mil pessoas. Dentro dessas unidades entregues pelo prefeito Luciano Cartaxo está o Residencial Novo São José, no bairro São José, que celebra neste domingo (15) a festa de primeiro aniversário da entrega.

As 336 famílias foram retiradas de áreas de risco na comunidade e ganharam um lar seguro. É o caso das irmãs  Simone Lima de Queiroz e Ana Paula Pereira dos Santos que hoje têm uma morada digna e produzem o próprio artesanato no Residencial. “Onde a gente morava era área de risco. Quando chovia, as águas entravam na casa da gente. Hoje está tudo diferente. Aqui não temos mais esse risco, primeiramente, graças a Deus e depois ao prefeito Luciano Cartaxo. Nossa vida mudou completamente e para melhor”, disse a artesã Simone Lima.

A data foi celebrada com festa e prestação de serviço para os moradores com corte de cabelo, serviço de saúde oferecido pela unidade de saúde da família do bairro, presença do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), exposição de artesanato, recreação, sorteio de brindes, apresentação da Banda Marcial da Escola Municipal Nazinha Barbosa e apresentações de dança e show do trio pé de serra, Ripa na Chulipa, que apresentou clássicos do forró nordestino.

Dona Ilza Maria dos Santos Bezerra, 59 anos, aproveitou o serviço oferecido pela Secretária de Saúde para verificar como estava a pressão arterial. “Eu estou achando bom demais. Sempre temos uma grande assistência nessa área da saúde oferecida pela Prefeitura de João Pessoa. Graças a Deus a minha esta ótima”, disse com alegria.

Na ocasião, também foi feito o cadastramento junto ao CadÚnico e feita a entrega de 43 certificados para alunos de quatro cursos realizados pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) no Residencial, que foram eletricista predial, especialização na área de eletricista, crochê de rua e arte urbana (grafitagem).

“O prefeito Luciano Cartaxo tem um olhar especial. Não é só entregar a obra, o apartamento, mas sim que essas pessoas elevem seu nível social, tenham mais dignidade. Fazemos cursos e capacitações para que essas famílias tenham o seu emprego, a sua renda. Além disso prestamos toda assistência com todos os nossos programas através de nossos Cras, da Capacitação Escola Social, através também, se for necessário, da entrega de alimentos, de enxovais. Estaremos aqui com todos os nossos programas da Prefeitura, caso eles se enquadrem no perfil”, afirmou o secretário da Sedes, Diego Tavares.

Com a entrega do Residencial Novo São José, as 336 famílias passaram a ser acompanhadas pelo Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS), que desenvolve ações de apoio e fortalecimento da participação das famílias beneficiadas, através de atividades que promovem a inclusão social e produtiva, garantindo a habitabilidade familiar e comunitária, a geração de renda e a sustentabilidade do projeto.

“O prefeito já entregou 7.156 unidades. Até o final da gestão ele vai entregar 9.500. Isso representa 35 mil pessoas beneficiadas. O São José é um empreendimento que nós temos muito carinho, considerando que tirou pessoas de áreas de risco, de áreas insalubres, casas descendo de barreira, enfim. Então a parceira que temos com a Sedes é exatamente trazer o pós ocupacional que, além de entregar uma obra com qualidade e segurança, estamos acompanhando e dando assistência a essas famílias”, explicou a secretária de Habitação, Socorro Gadelha.

O Residencial conta com espaços de convivência, lazer, prática de esportes, academia da terceira idade e ainda inovou ao contratar, através da construtora, 30% da mão de obra entre os próprios moradores.

Ação Asfalto – a avenida principal do bairro, a Edmundo Filho, também foi beneficiada recentemente com a implantação do novo asfaltamento com uma extensão de 2,29 km que corta todo o bairro. A obra faz parte da Ação Asfalto, o maior programa de investimentos na malha asfáltica da Capital que já asfaltou ou recapeou mais de 180 quilômetros de vias nos últimos anos.