Espaço Cultural
Público lota o Teatro Paulo Pontes em noite de apresentação da Companhia de Dança de João Pessoa
08/11/2025 | 10:00 | 125
O público lotou o Teatro Paulo Pontes, do Espaço Cultural José Lins do Rego, nesta sexta-feira (7), para ver a Companhia Municipal de Dança de João Pessoa. O grupo realizou duas apresentações; à tarde, ‘Gala Clássica’ e ‘Vórtice’, para crianças da Rede Municipal de Ensino; já à noite, ‘The Exhausted Point’ e ‘Vórtice’. A entrada custou um quilo de alimento não perecível e todas as doações serão entregues à Comunidade Filhos da Misericórdia.



O diretor executivo da Funjope, Marcus Alves, afirma que a Companhia Municipal de Dança vem se confirmando como uma companhia de excelência. Ele destacou que, em todos os festivais onde o grupo se apresenta, os bailarinos e bailarinas deixam o público encantado e conseguem ganhar prêmios.
“Este ano, a Companhia teve uma temporada muito bonita em Campina Grande, Bonito (MS), Fernando de Noronha, Goiás. Isso mostra como está sendo correta e acertada a nossa política de cultura focada na dança”, pontuou.
Marcus Alves lembrou ainda que a Companhia se capacitou para dar aulas, realizar oficinas e, evidentemente, montar espetáculos. “A cada dia, monta apresentações muito bonitas; os bailarinos e bailarinas com alta performance interpretativa, isso nos deixa muito contentes, não apenas a mim, mas também ao prefeito Cícero Lucena, porque mostra como foi acertado o ato de criação, em 2021, da nossa Companhia de Dança. Toda a equipe está de parabéns e quem ganha é o público, a sociedade de João Pessoa, que tem um grupo de bailarinos e bailarinas de excelência”, frisou.


Stella Paula Carvalho, coordenadora da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa, afirmou que o sucesso do grupo é resultado do trabalho realizado durante o ano. “Foi um presente para a cidade de João Pessoa poder mostrar essa Companhia lá fora. Diversos lugares onde fizemos apresentação desses dois espetáculos – Bonito, no Mato Grosso do Sul, e em Corumbá – e sempre com o apoio do prefeito Cícero Lucena junto com a Funjope”, afirmou.
Durante a noite, foram duas propostas de dança contemporânea diferentes: uma do coreógrafo Marcelo Pereira, que é de Recife (PE), morou muito tempo na Suíça e agora voltou para o Brasil; e a segunda é da coreógrafa Evana Arruda e do bailarino Maxwell Araújo. “O nosso coração está cheio de alegria e gratidão por estarmos mostrando ao público o talento dos nossos bailarinos e bailarinas”, acrescentou.


O professor Wander Moreira foi com a filha Ísis, de 8 anos. “Sou um pai muito orgulhoso porque minha filha ama ballet, mas neste momento quero agradecer e parabenizar a Prefeitura e a Funjope pela iniciativa. Precisamos de mais ações como essa, gratuitas. Nós precisamos divulgar cada vez mais”, disse.
Elisa Barbosa é servidora pública e fez questão de prestigiar o evento. “O ballet é uma cultura muito interessante, principalmente para as crianças e adolescentes. Eu acho que é um retorno de um tipo de atividade de qualidade para que todos possam apreciar. Eu já fiz ballet, me apresentei aqui muito tempo atrás, e hoje também é um momento de matar a saudade”, comentou.
A fotógrafa Lu Cabral foi pela primeira vez assistir a um espetáculo da Companhia Municipal de Dança de João Pessoa e ficou encantada. “Achei fantástico. É excelente essa oportunidade de fomentar a cultura e a arte, com acesso facílimo. Sou fotógrafa, trabalho com arte e acho que quanto mais possibilidade de estimular nossa criatividade, melhor”, afirmou.


O engenheiro de dados Uilames de Assis também comemorou a oportunidade de ver, pela primeira vez, a Companhia se apresentar. “ Eu já assisti a muitos eventos de dança porque minha namorada é bailarina, mas nunca da Companhia Municipal. Eu curto muito porque é um espetáculo diferente, diversifica a cultura no Estado e é bem legal porque a população tem acesso gratuito”, completou.
-
Texto: Lucilene Meireles
Edição: Andrea Alves
Fotografia: Daniel Silva -
Secretarias
funjope -
Tags
‘Gala Clássica’ e ‘Vórtice’ ‘The Exhausted Point alunos apresentações Companhia Municipal de Dança de João Pessoa Comunidade Filhos da Misericórdia espaço cultural José Lins do Rego funjope lotado rede municipal de ensino Teatro Paulo Pontes
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.