Atenção Básica
Rede municipal de saúde oferta serviços de cuidados específicos para a pessoa idosa
16/01/2021 | 14:00 | 1642
Buscando sempre ofertar o cuidado integral a saúde da população, independente da idade, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), mantém uma rede de cuidados com ações e serviços específicos voltados a saúde da pessoa idosa, com atendimentos acontecendo principalmente na Atenção Básica, por demanda espontânea.
“O SUS é universal, portanto atende a todos. Mas, dentro da nossa rede municipal temos serviços específicos para o cuidado com a pessoa idosa. Esses cuidados são fundamentais para que esse público possa manter sua capacidade funcional e autonomia”, destaca a coordenadora da área técnica da saúde do idoso, Irene Delgado.

Dentro dessa rede de serviços, por meio das Unidades de Saúde da Família (USFs), os idosos participam de grupos de convivência, voltados à educação e saúde, lazer e socialização, além de terem acesso aos serviços básicos ofertados como atendimento médico, de enfermagem, odontológico, imunização e outros.
Também são ofertados a esses usuários, pela Atenção Básica, Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS), ofertadas nos Centros de Práticas Integrativas e Complementares (CPICS) e em algumas Unidades de Saúde, além de atividade física através do Projeto João Pessoa Vida Saudável, realizada em diversas praças e espaços públicos da capital e nas Academias de Saúde.
Já para atendimentos especializados, a rede pública dispõe de uma Policlínica exclusiva para o cuidado com a saúde da pessoa idosa, que funciona visando a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.
Policlínica – Na Policlínica da Pessoa Idosa são oferecidos atendimentos ambulatoriais nas áreas de angiologia, cardiologia, endocrinologia, geriatria, ginecologia, gastroenterologia, neurologia e reumatologia, entre outras, como enfermagem, fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, assistência farmacêutica, assistência social e odontologia. Além de grupos operativos, que estimulam e incentivam os participantes a convivência e recreação em grupo.
Pela rede de cuidados disponibilizada pela SMS, os idosos também são atendidos nas demais Policlínicas Municipais, Unidades de Pronto Atendimento (UPA) e em toda a rede hospitalar. Para ter acesso aos serviços, o idoso deve procurar a Unidade de Saúde da Família mais próxima de sua residência.
Direito a saúde – “É assegurada a atenção integral à saúde do idoso, por intermédio do Sistema Único de Saúde – SUS, garantindo-lhe o acesso universal e igualitário, em conjunto articulado e contínuo das ações e serviços, para a prevenção, promoção, proteção e recuperação da saúde, incluindo a atenção especial às doenças que afetam preferencialmente os idosos.” Art 15, Lei n° 10.741, de 1° de outubro de 2003.
-
Texto: Rebeka Paiva
Edição: Katiana Ramos
Fotografia: Ivomar Gomes -
Secretarias
sms -
Tags
policlínica do idoso saúde saúde da pessoa idosa SMS
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.