Informação

SAC do Procon-JP oferece consulta gratuita do Serasa ao consumidor

28/01/2020 | 15:33 | 725

Quem for ao Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) da sede da Secretaria Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor e aos postos avançados de atendimento do Procon-JP (sede do MPPB, no Parque da Lagoa, e Faculdade Uninassau, no Bairro dos Estados), pode realizar, gratuitamente, a consulta ao Serasa. Em 2019, foram realizados 2.400 pedidos dessa informação.

Para ter acesso à consulta, o consumidor deve ter em mãos o original do CPF e, após o cadastro, em poucos minutos terá o resultado. O secretário Helton Renê avisa os consumidores que, caso deseje realizar a consulta para terceiros, é necessária uma procuração devidamente registrada em cartório. “Como se trata de informações confidenciais, é preciso a apresentação de uma procuração”.

O número de consultas já ultrapassa a casa dos 170 pedidos de informação, este ano. Segundo o titular do Procon-JP, a consulta ao Serasa traz também informações sobre a situação de dívidas, de ações judiciais, de protestos e de cheques sem fundo. “Quando o consumidor recebe o resultado de sua consulta, ele fica ciente da situação em relação ao crédito no mercado e, caso tenha algum tipo de negativação, a informação traz a data e o valor do débito”.

Detalhes – O consumidor que realiza a consulta ao Serasa tem acesso ao ‘score’ de sua situação financeira, que é a análise da vida da pessoa enquanto consumidor. “Se já aconteceu de você não ter o crédito liberado no mercado, mesmo não tendo nenhuma dívida pendente, o seu score pode estar colocando esse impedimento porque sua pontuação de confiança pode estar baixa”, explica o secretário Helton Renê.

Política de cidadania – O secretário salienta que oferecer serviços gratuitos para o consumidor faz parte do objetivo do Procon-JP em consonância com a política em favor da cidadania prevista no CDC. “Realizar a consulta Serasa no SAC do Procon-JP é muito bom porque agiliza a vida das pessoas, que não precisam se deslocar até à sede do Serasa na Capital”.

Atendimentos do Procon-JP na Capital

Sede – segunda a sexta-feira: 8h às 14h na sede situada na Avenida D. Pedro I, nº 473, Tambiá

MP-Procon – segunda a sexta-feira: 8h às 17h na sede situada no Parque Solon de Lucena, Lagoa, nº 300, Centro

Uninassau: segunda a sexta-feira das 8h às 17h, no Núcleo de Práticas Jurídicas da Faculdade Uninassau, na av. Amazonas, 173, Bairro dos Estados

Telefones: 2107-5925 (Uninassau) e 0800 083 2015