Inovação e eficiência

Sead e Seplan lançam novo Sistema de Recursos Humanos da Prefeitura e moderniza gestão de pessoas

16/06/2021 | 13:00 | 1073

A partir de agora os setores de Recursos Humanos das secretarias da Prefeitura de João Pessoa estarão atuando com uma nova plataforma mais moderna e atualizada para as demandas do momento no serviço público. Na manhã desta quarta-feira (16), a Secretaria de Administração (Sead) e a Secretaria do Planejamento do Município (Sepan) lançaram, com a participação do prefeito Cícero Lucena, o novo Sistema de Recursos Humanos e Folha de Pagamento da Prefeitura de João Pessoa, no auditório do Centro Administrativo Municipal (CAM), contribuindo para um melhor gerenciamento dos quadros da gestão.

Este novo sistema substitui o antigo que já vinha sendo utilizado há mais de 20 anos, adquirido ainda na primeira gestão de Cícero Lucena. “Nossa missão é fazer uma gestão experiente e inovadora, comprometida com um serviço público dinâmico, e sempre em favor daqueles que precisam efetivamente e têm o direito de cobrar da gente, que é a população. Agora estamos lançando um novo sistema de RH dentro deste entendimento da importância de se buscar sempre a eficiência na Prefeitura”, afirmou o prefeito.

De acordo com o secretário de Administração, Valdo Alves, o novo Sistema é mais moderno e fácil de utilização pelos profissionais da área de Recursos Humanos. “Estamos saindo de um sistema antigo, arcaico, que dava muitos problemas, muitos bugs, e que gerava muitas reclamações, para um mais ágil e prático”, explicou. Segundo ele, o desenvolvimento da nova plataforma não gerou custos pois foi inteiramente criada pela Unidade Municipal de Tecnologia da Informação (UMTI).

A plataforma antiga já não atendia às necessidades da gestão devido a evolução de vários processos. Por isso, a UMTI, através do coordenador, Bival Dantas, e do diretor de Desenvolvimento de Sistemas, Flávio Lisboa, deu início à elaboração do novo sistema que priorizasse as necessidades da administração pública municipal, dando resposta a antigos e novos serviços. Também participaram do desenvolvimento do Sistema, o gerente de Projetos, Felipe Dantas, e o analista de Desenvolvimento, Igor Ribeiro.

O secretário Executivo de Finanças, Brunno Sitônio, também participou do lançamento e afirmou que a expectativa da Sefin é utilizar as ferramentas de auditagem e integridade que o novo Sistema se propõe. “Iniciamos a gestão com uma dívida de aproximadamente R$ 300 milhões junto à Receita Federal do Brasil, grande parte devido às informações divergentes que o sistema de folha gerava”, revelou. O secretário-executivo da Seplan, Ayrton Lins Falcão Filho, também esteve presente no evento.

Treinamento – O diretor de Recursos Humanos da Sead, Ériko Heyler, explicou que além de lançar a plataforma, nesta quarta (16) também já foi realizado o treinamento com os profissionais dos setores de RH da administração direta. “Repassamos para as equipes o funcionamento da plataforma para que a partir de julho a folha de pagamento já possa ser rodada nele”, disse.