Parceria

Secitec cede ao Hospital Prontovida equipamentos para facilitar comunicação entre pacientes e familiares

19/03/2021 | 15:34 | 631

A Prefeitura de João Pessoa continua intensificando ações de prevenção e de enfrentamento no combate à pandemia de Covid-19. Nesta sexta-feira (19), a secretária de Ciência e Tecnologia, Margareth Diniz, e o diretor do Hospital Prontovida, André Lima, se reuniram para firmar parceria entre as entidades. Durante a reunião, foi acordado que a Secitec cedesse equipamentos para facilitar a comunicação entre os pacientes e seus familiares.

O Hospital Prontovida é responsável por receber os pacientes acometidos da Covid-19, e assim tornou-se referência no tratamento da doença em João Pessoa. Os prontuários dos pacientes são atualizados diariamente, entretanto, não havia um horário para atualização. Além disso, a comunicação entre pacientes e seus familiares necessitam de conectividade, uma vez que o isolamento é necessário, e não é possível ter acompanhamento familiar nas dependências do hospital.

Para humanizar o tratamento, foram adquiridos tablets através da Secretaria de Saúde para realizar videochamadas. Entretanto, a cobertura de internet não é suficiente para manter as ligações de vídeo com qualidade. “Ciente desta situação, a Secitec está disponibilizando impressoras para atualização dos prontuários e roteadores de internet para aumentar a área de cobertura da rede para realização das videochamadas. Assim, a comunicação torna-se mais acessível tanto aos pacientes como internamente entre a equipe”, afirmou a secretária Margareth Diniz.

Ana Henriqueta Caldas, 34 anos, estava internada no Hospital Prontovida e relata que as videochamadas foram essenciais para sua recuperação. “Esta interação com minha família gerou conforto e, assim, me senti acalentada mesmo sem a presença física dos meus familiares. Minha família também se sentiu segura ao ver como estava a evolução da doença e acompanhar o meu quadro clínico”, revelou.