Desenho

Secitec coordena concurso nacional para alunos do Ensino Fundamental II e Médio

30/04/2021 | 14:00 | 601

Já estão abertas e podem ser feitas até o dia 6 de maio as inscrições para o Concurso Nacional de Desenho, que integra a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT). O concurso, que é promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), tem a coordenação local da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec), da Prefeitura de João Pessoa.

As inscrições são online e podem ser feitas clicando aqui. O concurso é voltado para alunos que estejam regularmente matriculados no Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e no Ensino Médio (1º ao 3º ano), podendo ser orientados por professores, diretores ou coordenadores pedagógicos de escolas do ensino público ou privado.

O concurso é realizado pelo Museu Itinerante Ponto UFMG, em parceria com a Coordenação-Geral de Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (CGPC/DEPDI/SEAPC) do MCTI, e o edital está disponível no endereço http://snct.museu.cp.ufmg.br/

Para a secretária de Ciência e Tecnologia, Margareth Diniz, “é importante este primeiro contato com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, para que os alunos se envolvam com esse evento, que irá movimentar a cidade de João Pessoa no mês de outubro, preparando inclusive os estudantes para desenvolverem outros projetos”, disse.

Regras – Para o concurso, o desenho deve ter expressividade, reconhecimento e fácil memorização, devendo obrigatoriamente ser colorido, com fundo transparente e sem efeitos que tirem a visibilidade do desenho. Ele dever ser inovador, mostrando a capacidade criativa do aluno, sendo vedado qualquer tipo de referência a marcas preexistentes.

A comissão avaliadora, que é composta pelos membros da Coordenação do Museu Itinerante Ponto UFMG e convidados, vai escolher os 10 melhores trabalhos que vão para o voto popular no site http://snct.museu.cp.ufmg.br/

O aluno vencedor será premiado com uma viagem a Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, para participar da Cerimônia de Abertura do evento, com direito a um acompanhante. A viagem será custeada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações.

O autor do desenho vencedor receberá um certificado de participação e terá ainda seu nome divulgado no site do MCTI e em eventos relacionados às atividades da SNCT 2021. O desenho escolhido será a identidade visual nacional, e será exposto em eventos e atividades vinculadas à SNCT no País e nas redes sociais das coordenações locais.