Tecnologia

Secitec representa a Prefeitura de João Pessoa na primeira reunião do Conselho Gestor do Fust

07/06/2022 | 11:30 | 138

A Secretaria de Ciência e Tecnologia (Secitec) representou a Prefeitura de João Pessoa na primeira reunião do Conselho Gestor do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust), na última segunda-feira (6).

Os membros aprovaram regimento interno e calendário para novas deliberações. Criado há 20 anos o Fundo passou a prever um colegiado desde sua reformulação, em 2020. A composição do grupo, no entanto, só foi concluída em maio deste ano. O objetivo é aprovar as políticas, as normas, as diretrizes e as prioridades de aplicação de recursos do fundo.

O secretário de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos, foi escolhido para ser um dos representantes da sociedade civil, juntamente com o Fábio Ricardo Jung Tran e Matheus Ferreira Pinto da Silva. “Depois de anos de espera, foi com grande satisfação que eu e os demais conselheiros nos reunimos para começar a definir as regras que irão viabilizar o uso dos recursos do Fust”, comentou o secretário que disse ainda que o foco inicial será a conexão de todas as escolas do país a Internet.

Na sequência serão discutidas outras pautas importantes para inclusão digital de todos os brasileiros como, por exemplo, acesso a serviços de telecomunicações na zona rural. “Pretendo também levar para discussão propostas de financiamento de pesquisas e estímulo a formação de recursos humanos para atuar na área”, acrescentou o secretário.

O primeiro encontro contou com a participação da secretária-executiva do Ministério das Comunicações (MCom), Estella Dantas, que preside o Conselho, e lembrou que levar internet às escolas é uma das prioridades.

“Já temos aprovados pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) os objetivos estratégicos do Fust. O primeiro deles é justamente conectar as escolas públicas, especialmente as da zona rural. E isso é um ponto que vem convergir com as maiores necessidades que a gente tem no momento”, comentou Estella Dantas.

Entre as deliberações da reunião está a criação de um Grupo de Trabalho (GT) dedicado a propor soluções para a conectividade de escolas públicas brasileiras. De acordo com o Ministério das Comunicações, o GT deve definir seu próprio cronograma de trabalho ‘em breve’. As próximas reuniões ficaram previstas para 8 de agosto e 10 de outubro.