Mês de prevenção

Secretaria das Mulheres realiza roda de conversa para servidoras da CBTU

26/10/2021 | 16:00 | 208

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Extraordinária de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM), realizou, na tarde desta terça-feira (26), uma roda de conversa com as mulheres servidoras da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A iniciativa foi em alusão à campanha Outubro Rosa, mês de conscientização para o controle e prevenção do câncer de mama.

A secretária Nena Martins participou do encontro e reafirmou o compromisso da Prefeitura de João Pessoa em estar presente nas comunidades ou onde for solicitado para levar orientações no que diz respeito às garantias das políticas públicas para mulheres. “Nosso trabalho é nas comunidades e vamos onde solicitam nossa presença. Nossas coordenações estão sempre preparadas para levar informações e orientações nas áreas de saúde, educação, trabalho, enfrentamento à violência contra a mulher e tudo mais que diga respeito à garantia dos nossos direitos”, afirmou.

Segundo Thays Cybelle, coordenadora de marketing da CBTU, o encontro teve por objetivo reunir as servidoras para falar sobre os cuidados e a importância da prevenção do câncer de mama. A CBTU conta hoje com 35 mulheres no seu quadro de funcionários. “Aos poucos, estamos retornando as atividades presenciais. Muitas funcionárias ainda estão em regime ‘home office’, mas, mesmo assim, resolvemos fazer esse momento de conversa e troca de experiência para incentivar nossas colaboradoras a buscarem sempre o autocuidado, principalmente no que diz respeito à saúde”, disse.

O evento foi realizado pela coordenação de Saúde, dos Direitos Sexuais e Reprodutivos da SEPPM. Marizete Fernandes, que é enfermeira e coordena a área de saúde da secretaria, foi quem apresentou a palestra ‘A importância da prevenção do câncer de mama’. “Na verdade, aqui é um momento de dialogar e ouvir as mulheres, tirar dúvidas e orientar quanto aos cuidados e a importância de fazer o autoexame da mama, bem como se consultar com o médico sempre que possível”, observou.

Além das funcionárias da CBTU, servidoras da Secretaria da Mulher da cidade de Santa Rita também estiveram presentes na roda de conversa.