Prática pedagógica e esportiva

Secretaria de Educação de João Pessoa firma parceria com Federação Paraibana de Xadrez

13/02/2026 | 14:30 | 199

O xadrez escolar paraibano deu um passo muito importante para os alunos e profissionais da Rede Municipal de Ensino da Capital. A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio do Departamento de Programas Integradores (DPI) e da coordenação do Xadrez Escolar, esteve reunida com membros da Federação Paraibana da modalidade (FPBX) para firmar parceria para a prática da atividade nas unidades municipais.

O encontro aconteceu na última segunda-feira (9) no gabinete da secretária de Educação, América Castro. “Firmar essa parceria é fortalecer uma política educacional que acredita no esporte como instrumento de transformação. O xadrez desenvolve raciocínio lógico, concentração, disciplina e tomada de decisões, competências fundamentais para a aprendizagem e para a vida. João Pessoa já é referência nacional no xadrez escolar, e nosso compromisso é ampliar oportunidades, investir na formação dos nossos profissionais e garantir que cada vez mais estudantes tenham acesso a essa prática que une educação, cultura e tecnologia. Seguimos trabalhando para potencializar talentos e consolidar o protagonismo dos nossos alunos dentro e fora da sala de aula”, disse América Castro.

A parceria visa a ampliação das ações enxadrísticas no campo pedagógico e esportivo, através de cursos, formação continuada para profissionais, promoção de eventos, inclusão dos alunos destaque em competições nacionais e internacionais e expansão do conhecimento através das artes e tecnologia.

“É com grande satisfação que informo que tivemos uma reunião com a Secretaria Municipal de Educação de João Pessoa visando formar uma parceria no âmbito do projeto Xadrez na Escola. A Federação tem uma grande experiência no desenvolvimento dessa modalidade aqui no Estado e certamente contribuirá para o aprimoramento e crescimento de tão importante projeto, já muito implementado aqui em João Pessoa. O xadrez é uma excelente atividade extracurricular e tem muito a agregar no desenvolvimento de jovens e crianças”, falou o presidente da FPBX, Marcelo Urquiza.

Na reunião também participaram a diretora do DPI, Alcilene Andrade; o coordenador do Xadrez Escolar, Fernando Lopes; e representantes da FPBX como o tesoureiro Genildo de Souza e o diretor de Arbitragem, Ivanilson Pereira.

“O xadrez escolar da Paraíba já é destaque nacional através das escolas municipais de João Pessoa. Um legado deixado por nosso querido mestre Francisco Cavalcanti (Chiquinho). E com esta parceria entre a Sedec e a FPBX ampliaremos o protagonismo dos estudantes e a valorização dos profissionais envolvidos”, disse o coordenador do projeto Xadrez Escolar da Sedec, Fernando Lopes.

Ir para o conteúdo