Cirurgias eletivas
Secretaria de Saúde inicia consultas pré-operatórias de pacientes cadastrados no Opera João Pessoa
01/04/2022 | 16:30 | 902

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), deu início, nesta sexta-feira (1), a segunda etapa do programa Opera João Pessoa, que contempla as consultas pré-operatórias dos pacientes cadastrados no programa. Para esse momento, foram convocadas 50 pessoas que aguardam por cirurgias de hérnia e vesícula. As consultas aconteceram no Hospital Municipal Santa Isabel, mesmo local onde serão realizadas as cirurgias.
“Tivemos inicialmente ações para recrutar de forma objetiva os pacientes da nossa capital que aguardam pela realização de cirurgias eletivas e hoje começamos as consultas pré operatórias, um importante passo para começar a realizar efetivamente os procedimentos cirúrgicos, tirando do papel o programa e fazendo acontecer as cirurgias de maneira célere, humanizada, organizada e com eficiência técnica”, destaca o secretário de saúde de João Pessoa, Luis Ferreira.

Durante a ação desta sexta de consultas pré-operatórias, todos os pacientes foram atendidos pelos cirurgiões, médicos especialistas, e saíram com o exame de risco cirúrgico agendado. “A consulta pré-operatória serve para avaliarmos melhor o paciente, ver se realmente tem indicação da cirurgia e minimizar os riscos cirúrgicos, que toda cirurgia tem, preparando assim o paciente para o ato cirúrgico, que é o próximo passo dentro do programa. Todos os pacientes atendidos já estão saindo com os exames necessários para fazer a cirurgia acontecer em breve, como um exame de sangue, eletrocardiograma, ou outro, dependendo do tipo de cirurgia e do perfil do paciente”, explica o médico Cícero Ludgero.

Os pacientes foram chamados mediante a urgência do caso clínico, classificados pelos médicos durante as ações de pré-cadastro que aconteceram nos últimos 30 dias. As cirurgias dos primeiros beneficiados pelo Opera João Pessoa terão início a partir do dia 9 de abril e, a previsão é que sejam realizadas 35 cirurgias por semana, inicialmente todas dentro da área de cirurgia geral, maior demanda de pacientes cadastrados para o programa.
Um dos usuários atendidos nesta sexta-feira foi José Francisco de Andrade, de 74 anos, que aguarda uma cirurgia de hérnia. Para ele, ser chamado para a consulta pré-operatória foi uma emoção. “Aguardo há dois anos por essa cirurgia e agora eu vejo que realmente vai dar certo e está perto de acabar a espera”, comenta o aposentado.

Para Irene de Andrade, esposa de José Francisco, a notícia do programa foi recebida com muita alegria. “Eu estou realmente sentindo que agora finalmente vai sair. Agradeço primeiramente a Deus e em seguida ao prefeito por esse programa e por colocar pra funcionar e realmente nos dar esperança. Vamos aguardar ansiosos pelo dia da cirurgia”, disse.
Opera JP – O programa Opera João Pessoa surge da necessidade de ampliação da oferta aos serviços de cirurgias eletivas, baseado na identificação da demanda reprimida e redução de filas de espera por procedimentos cirúrgicos eletivos. As áreas com maiores demandas são Cirurgia geral, Ginecologia, Otorrinolaringologia, Urologia, Cirurgia Vascular e Proctologia.
-
Texto: Rebeka Paiva
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Cibelle Torres -
Secretarias
sms -
Tags
cirurgias eletivas opera joao pessoa saúde SMS
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.