Prevenção
Secretaria de Saúde oferece Profilaxia Pós Exposição contra HIV
24/01/2026 | 17:00 | 93
Quando acontecem situações com risco de exposição ao vírus HIV, como acidentes ocupacionais, é importante iniciar a Profilaxia Pós Exposição (PEP), tratamento ofertado pelo SUS. Em João Pessoa, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) oferta a PEP, de forma contínua – 24 horas por dia, todos os dias da semana – na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Oceania, localizada no bairro de Manaíra.


A Profilaxia Pós-Exposição é um tratamento de emergência, indicado para reduzir o risco de infecção pelo HIV após uma possível exposição. É composta por medicamentos antirretrovirais e, deve ser iniciado o mais rápido possível, preferencialmente nas primeiras horas após o acidente, podendo ser iniciado em até 72 horas, tendo duração total de 28 dias.
“A PEP é uma estratégia eficaz de prevenção quando utilizada dentro do prazo correto. Quanto mais rápido o paciente buscar o atendimento, maiores são as chances de impedir que o vírus se instale no organismo”, explica a chefe da seção de ISTs, AIDS e Hepatites Virais da SMS, Jéssica Mendonça.
Jéssica explica ainda que a PEP deve ser procurada imediatamente após o acidente, principalmente em situações como perfuração da pele por agulhas, lâminas ou outros materiais perfurocortantes contaminados com sangue, respingo de sangue ou fluidos biológicos em olhos, boca ou nariz, ou contato de sangue com pele não íntegra, como feridas, escoriações ou dermatites. O risco é maior quando a fonte do material é HIV positiva, desconhecida ou considerada de alto risco.
Além dos acidentes ocupacionais, a PEP também é indicada em outras situações pontuais de risco, como relação sexual sem camisinha ou com rompimento do preservativo, violência sexual, compartilhamento de seringas ou agulhas e contato direto com sangue ou fluidos potencialmente contaminados em mucosas ou feridas abertas.
Para ter acesso ao tratamento o paciente pode procurar diretamente a UPA Oceania e informar sobre o possível contato com material biológico. No local, a pessoa passará por triagem e escuta qualificada, onde a equipe de saúde irá avaliar a situação e indicar, se necessário, o início imediato da PEP.
“O tratamento dura 28 dias e deve ser seguido corretamente até o fim. Durante esse período, o paciente será acompanhado e, ao final, realizará novos testes e avaliação médica. É fundamental não interromper o uso da medicação, mas dependendo dos efeitos colaterais é importante buscar atendimento, reforça Jéssica Mendonça.
-
Texto: Rebeka Paiva
Edição: Lilian Moraes
Fotografia: Letícia Beatriz -
Secretarias
sms -
Tags
PEP Profilaxia Pós Exposição contra HIV SMS SUS tratamento de emergência UPA oceania
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.