Dezembro Vermelho

Secretaria de Saúde promove ação de prevenção ao HIV neste sábado no Parque Solón de Lucena

11/12/2021 | 11:11 | 408

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) promoverá, neste sábado (11), uma ação de prevenção ao HIV e outras infecções sexualmente transmissíveis (IST). A atividade integra a programação da campanha Dezembro Vermelho, da Prefeitura de João Pessoa, e acontecerá das 14h às 19h, próximo à roda gigante instalada no Parque Solón de Lucena.

Durante a ação, o público terá acesso a testes rápidos de HIV, sífilis e hepatites virais; distribuição de preservativos masculinos e femininos; vacinação contra hepatite B, orientações sobre a prevenção de IST e atividades educativas para a população em situação de rua.

De acordo com a gerente de Vigilância Epidemiológica da SMS, Paula Menezes, mesmo com os avanços no diagnóstico de tratamento do HIV e outras IST, continua sendo importante alertar a população para a prevenção. “Precisamos reforçar as medidas preventivas, pois é condição indispensável para interromper o ciclo de transmissão”, destacou.

Programação – No decorrer do mês, a programação da campanha Dezembro Vermelho, na Capital, conta com atividades de enfrentamento às infecções sexualmente transmissíveis também nas policlínicas municipais, nas unidades de saúde da família (USF) e espaços públicos. Na próxima segunda-feira (13) a atividade será na Policlínica Municipal de Mangabeira, das 8h às 12h, com diversos serviços de saúde direcionados ao tema.

Serviço – A Secretaria de Saúde de João Pessoa disponibiliza à população atendimento para casos de IST, desde os testes rápidos nas unidades de saúde da família (USF) até o acompanhamento com especialistas no Serviço de Assistência Especializada e Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA), localizado em prédio anexo à Policlínica Municipal de Jaguaribe. Para mais informações, a população pode entrar em contato com o serviço através do número 98645-8230, de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Dezembro Vermelho – O Dezembro Vermelho, campanha instituída pela Lei nº 13.504/2017, marca uma grande mobilização nacional na luta contra o vírus HIV, a AIDS e outras IST, chamando a atenção para a prevenção, a assistência e a proteção dos direitos das pessoas infectadas com o HIV.