Nesta quinta

Secretaria de Saúde promove ações alusivas ao Novembro Azul na Policlínica da Pessoa Idosa e CBTU

24/11/2021 | 16:30 | 355

A Secretaria de Saúde (SMS) de João Pessoa vai realizar, nesta quinta-feira (25), duas ações de promoção à saúde do homem. No turno da manhã, as atividades acontecerão na Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), no Varadouro, das 8h às 12h. À tarde, a programação será das 13h30 às 17h na Policlínica Municipal da Pessoa Idosa, localizada em prédio anexo ao Hospital Santa Isabel, no bairro de Tambiá.

As atividades fazem parte do calendário da campanha ‘Novembro Azul Sempre’, da Prefeitura de João Pessoa, em combate ao câncer de próstata e pela prevenção da saúde da população masculina. Durante toda a manhã, serão disponibilizados, na CBTU, testagem rápida para infecções sexualmente transmissíveis (IST) e atualização do cartão de vacinação, além de palestra educativa sobre saúde do homem.

“Os homens ainda resistem em procurar os serviços básicos de saúde. Por isso, buscamos levar as ações para mais próximo desse público, indo até os locais onde eles estão e ofertando atividades voltadas ao cuidado integral”, afirmou Késsio Brito, coordenador da área técnica de Saúde do Homem da SMS.

Na Policlínica da Pessoa Idosa, os serviços ofertados serão escuta terapêutica, avaliação nutricional, atividades aeróbicas, práticas integrativas e complementares, vacinação, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, testes rápidos e distribuição de preservativos. A ação contará ainda com rodas de conversa sobre câncer de próstata, alimentos importantes para a saúde e direitos da pessoa idosa.

Novembro Azul – Durante este mês, serviços da rede municipal de saúde estão realizando atividades em combate ao câncer de próstata e promoção da saúde do homem. A campanha ‘Novembro Azul Sempre’ conta com atividades na Atenção Básica, por meio das unidades de saúde da família (USF), e ações nos serviços de Atenção Especializada, como as policlínicas municipais e centros de atenção psicossocial (CAPS).