Nesta segunda

Secretaria de Saúde realiza ação de conscientização contra o Aedes aegypti, em Tambaú

22/05/2022 | 14:00 | 297

A Secretaria Municipal de Saúde realiza, nesta segunda-feira (23), no Busto de Tamandaré, em Tambaú, uma ação de conscientização para prevenção e combate às arboviroses, doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. A atividade acontece das 18h às 21h e faz parte da programação da campanha Xô Aedes, que envolve vários serviços de saúde.

Durante a noite será realizada panfletagem com orientações para evitar a reprodução do mosquito causador de doenças como dengue, zika e chikungunya. A Secretaria de Saúde também disponibilizará equipes de para a realização de aferição da pressão arterial e vacinação contra a Covid, Influenza e Sarampo, essas últimas para os grupos prioritários determinados.

A diretora de Atenção à Saúde da secretaria, Alline Grisi, reforça que mesmo com as ações de prevenção e combate realizadas pela pasta, é preciso que a população também mantenha no seu dia a dia os cuidados já conhecidos para prevenir a proliferação do Aedes aegypti. “A Secretaria de Saúde tem feito sua parte, mas precisamos da colaboração da população com cuidados diários em suas casas. Na ação da campanha, os nossos agentes estarão reforçando esses cuidados com a população”, destaca.

Xô Aedes – Dentro da campanha, são realizadas atividades educativas envolvendo agentes de endemias e agentes comunitários de saúde na orientação à população sobre o combate ao mosquito; trabalho de conscientização dos pacientes que chegam às Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) com arboviroses; intensificação do Disque Dengue e a criação de uma comissão intersetorial formada por agentes ambientais, representantes de construtoras, igrejas e outros setores.

Disque Dengue – A Prefeitura de João Pessoa disponibiliza para a população um canal para informações sobre a dengue. Por meio desse serviço, o cidadão pode denunciar locais que possam ter focos do Aedes aegypti, ter acesso às informações sobre como evitar a proliferação do mosquito ou ainda tirar dúvidas sobre os principais sintomas da doença.

Para entrar em contato com o Disque Dengue, a população pode ligar para o número 3214-5718, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h; ou enviar mensagem, via WhatsApp, para o número 98654-6377, de segunda a sábado, das 8h às 19h.