Atendimento especializado

Secretaria de Saúde realiza atividade nesta sexta-feira alusiva ao Dia Mundial do Idoso

30/09/2021 | 18:59 | 494

A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, nesta sexta-feira (1), uma ação especial em alusão ao Dia Mundial do Idoso e comemoração ao aniversário de 14 anos da Policlínica Municipal da Pessoa Idosa. O evento acontece a partir das 7h30 na policlínica, localizada no prédio anexo ao Hospital Santa Isabel, no bairro de Tambiá.

A programação será iniciada com atividades físicas do programa João Pessoa Vida Saudável e contará também com roda de conversa sobre os direitos da pessoa idosa, reflexão sobre o envelhecimento saudável, apresentação musical com voz e violão, auriculoterapia, ventosaterapia, massagem e verificação de pressão arterial.

Para a diretora geral da Policlínica da Pessoa Idosa, Maria José Andrade, é de fundamental importância que esta população tenha um serviço especializado. “Ficamos muito felizes em acompanhar o progresso dos usuários dentro de algumas patologias, como também em poder fazer parte desse time que cuida dos nossos idosos”, destacou.

Na Policlínica da Pessoa Idosa, são ofertadas especialidades médicas como angiologia, cardiologia, dermatologia, endocrinologia, gastroenterologia, geriatria, psiquiatria e reumatologia; atendimentos multiprofissionais que incluem enfermagem, fonoaudiologia, nutrição, psicologia, fisioterapia, assistência farmacêutica e assistência social; além dos grupos temáticos, realização de eletrocardiograma, teste de glicemia e testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais.

Para ter acesso às consultas médicas, o cidadão deve procurar primeiramente a sua unidade de saúde da família de referência para receber o encaminhamento para o atendimento especializado. Já os atendimentos multiprofissionais e grupos de convivência acontecem por demanda espontânea. Ou seja, o usuário pode procurar o serviço diretamente. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Saúde da Pessoa Idosa – Além da Policlínica da Pessoa Idosa, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza uma série de serviços de saúde direcionados para este público, desde os atendimentos de Atenção Básica até consultas e procedimentos especializados.

De acordo com a coordenadora da Saúde da Pessoa Idosa de João Pessoa, Irene Delgado, a perspectiva da Prefeitura é fortalecer a qualidade dessa população. “Temos como base a Política Nacional de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa, que estabelece como meta a atenção integral a esse público. Dessa forma, os pontos de atenção incluem tanto os serviços de saúde como outros setores, a exemplo de assistência social, educação, cultura, esporte e lazer, dentre outros, necessários à integralidade do cuidado”, destacou.

O atendimento para esse público, na Rede Municipal de Saúde, inicia na Atenção Básica, por meio das unidades de saúde da família (USF), que acolhem suas necessidades básicas como consultas, exames, encaminhamentos, participação de grupos terapêuticos ou de convivência, práticas integrativas e complementares, além das atividades físicas nas praças ou academias de saúde.

A população idosa também é contemplada na Atenção Especializada por meio das outras policlínicas municipais, centros de especialidades odontológicas e Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), além da rede hospitalar e serviços de urgência como as unidades de pronto atendimento (UPAs).