Ação preventiva

Secretaria de Saúde reforça apelo à população para que complete ciclo vacinal e evite agravamento de casos de Covid

21/01/2022 | 14:30 | 343

“Quero reiterar o convite à população da Capital como um todo, mas, principalmente, às mais de 50 mil pessoas que ainda não tomaram a segunda dose para que concluam o esquema vacinal. Já está mais do que demonstrado que a vacina reduz os danos à saúde”. O apelo é da secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, direcionado a quem ainda exita em tomar a vacina contra a Covid e ainda às pessoas que não completaram o ciclo das doses.

A secretária reforça que é preciso que a população procure os postos de vacinação do município, que tem ofertado as doses, em diversos pontos da cidade, de segunda a sábado. “Está mais do que demonstrado que a vacina salva. Graças à imunização, as pessoas que evoluem com infecção apresentam quadro com sinais e sintomas mais leves e, certamente, a maioria não chega a situações mais graves”, completou.

Margareth Diniz também ressaltou a importância da manutenção dos protocolos sanitários no combate à pandemia, como o uso de máscara, do álcool, a lavagem das mãos e o distanciamento, para fortalecer a prevenção não só do coronavírus, mas também do vírus H3N2.

“É importante que a população entenda esse momento e não relaxe nesses procedimentos. O vírus da gripe que está circulando no momento, além das variantes da Covid. Por isso, peço que vão tomar a segunda dose, enfim, a vacina que estiver faltando no seu passaporte”, frisou.

De acordo com o Portal da Transparência da Prefeitura de João Pessoa, até a sexta-feira (21), 1.511.640 pessoas já foram vacinadas na Capital com as doses D1, D2, D3 e dose única.  Os números não incluem nem a D4, nem doses para as crianças.