Diálogo permanente
Secretaria Executiva de Participação Popular realiza planejamento estratégico para construção de novo ciclo
11/01/2026 | 16:00 | 178
A Prefeitura de João Pessoa, por meio da Secretaria Executiva de Participação Popular (SEPP), realiza, nesta segunda-feira (12) e terça-feira (13), o planejamento estratégico da Pasta, no auditório do Centro de Capacitação de Professores (Cecapro), no bairro da Torre. O encontro marca um momento decisivo para a construção de um novo ciclo de trabalho, alinhado às demandas da população e ao fortalecimento das políticas públicas desenvolvidas pela Secretaria.
Na segunda, a reunião acontece das 14h às 17h e, na terça-feira, das 9h às 17h. A iniciativa tem como objetivo definir diretrizes, metas e estratégias que nortearão as ações ao longo do próximo período, garantindo uma atuação mais eficiente, participativa e integrada. Para assegurar que esse novo caminho reflita, de fato, as necessidades e perspectivas de todos, o planejamento dará continuidade ao processo de escuta iniciado previamente.
Entre as estratégias adotadas estão a escuta individual, que possibilitou um diálogo direto e aprofundado com os servidores, e a utilização de uma plataforma de formulário, criada como canal acessível para o registro estruturado de sugestões, avaliações e pontos de vista. O objetivo é construir um novo delineamento estratégico que contemple a contribuição de cada servidor, tornando essa participação fundamental para a definição da nova direção da Secretaria.
Além do planejamento estratégico, nos dois dias, será realizado um processo de formação e capacitação voltado para toda a equipe de servidores, com foco no aprimoramento técnico e organizacional, bem como no fortalecimento do trabalho junto às comunidades.
Para a articuladora da 5ª região, Dani Maia, a capacitação é essencial para qualificar ainda mais a atuação dos profissionais. “A capacitação dos articuladores para o ano de 2026 é fundamental para fortalecer o trabalho de base, aprimorar o diálogo com a comunidade e garantir um atendimento cada vez mais eficiente às demandas da população. Articuladores bem preparados atuam com mais responsabilidade, organização e sensibilidade social, tornando-se verdadeiros agentes de transformação nos bairros”, destacou.
Dani Maia reforçou ainda que investir em formação é investir em resultados concretos. “É por meio do conhecimento, da atualização e da troca de experiências que conseguimos construir ações mais eficazes, ampliar a participação popular e fortalecer a confiança entre a gestão pública e a comunidade”, concluiu.
Em um clima de foco e espírito colaborativo, a Secretaria Executiva de Participação Popular inicia este novo ciclo com um planejamento fundamentado em um processo essencial de escuta ativa, que servirá de base para a nova etapa de trabalho. A Secretaria acredita que a participação de cada servidor é o ponto de partida indispensável para o sucesso das ações. A programação também buscará incorporar a visão estratégica e a experiência dos facilitadores presentes, além de incluir uma capacitação voltada à importância dos diálogos contínuos e ao uso eficaz da ferramenta de participação popular.
O planejamento estratégico contará ainda com a presença do secretário executivo da Secretaria de Planejamento do Município (Seplan), Israel Cavalcanti, cuja participação contribuirá para o alinhamento das ações da Participação Popular com o planejamento estratégico da gestão municipal. O encontro também terá a presença de Júnior Caroé, diretor de Planejamento e Orçamento Participativo do Brasil, referência nacional na área, que compartilhará experiências e reflexões sobre a importância do planejamento participativo e do fortalecimento do controle social.
De acordo com o diretor de Projetos e Capacitação da SEPP, Edson Silva, o momento representa um alinhamento estratégico fundamental para o futuro da política de participação popular no município. “Dentro da metodologia da participação popular, parar para avaliar e, sobretudo, planejar é um ato extremamente necessário no âmbito da política de controle social. Acreditamos firmemente que a participação de cada servidor e servidora é o ponto de partida essencial para o sucesso. Buscaremos incorporar a visão estratégica, especialmente a valiosa experiência dos facilitadores que estarão presentes. Para garantir o alinhamento total, incluiremos uma capacitação focada sobre a importância dos diálogos contínuos e o uso eficaz da nossa ferramenta de participação popular. Contamos com o engajamento de todos para construirmos, juntos, um início de trabalho sólido, com direção e engajamento para o futuro de João Pessoa”, ressaltou.
Para o consultor técnico Gilvanildo Pereira, o planejamento permite que toda a equipe volte o olhar para processos que garantam a participação efetiva da população ao longo de 2026. “Nesse sentido, estaremos dedicados a planejar ações e atividades que visem melhorar e qualificar os serviços públicos, especialmente aqueles que surgem das demandas da população e dos conselheiros. Planejar nos permite visualizar as potencialidades de cada ação e serviço, garantindo um ano produtivo, com fortalecimento da participação e qualificação das demandas que utilizam esse importante mecanismo que é a participação popular em João Pessoa”, afirmou.
O planejamento estratégico e o processo de capacitação reafirmam o compromisso da Prefeitura de João Pessoa com a valorização dos servidores, o fortalecimento da participação popular e a construção de políticas públicas cada vez mais eficientes e próximas da população.
-
Texto: Giulyana Brandão
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Assessoria -
Secretarias
sepp -
Tags
articuladores ciclo estratégico participação planejamento popular reuniao
O conteúdo desse portal é compatível com leitores de tela e pode ser acessível em Libras, clique abaixo para aprender sobre o Vlibras.