Em João Pessoa

Cícero Lucena abre III Encontro Nacional de Secretários Municipais de Segurança

01/12/2021 | 20:30 | 483

João Pessoa sedia, desta quarta (1°) até a próxima sexta-feira (3), o III Encontro Nacional de Secretários Municipais de Segurança (Enasms). O evento, organizado pela Prefeitura de João Pessoa, pretende discutir políticas públicas e trocar experiências relacionadas à segurança nos municípios. A abertura foi feita pelo prefeito Cícero Lucena no auditório do Uniesp, onde os debates serão realizados. 

“Esse encontro é importante por fazer circular e abrir a possibilidade de se reproduzir boas ideias. O objetivo da Guarda Civil Metropolitana é de defesa do cidadão e do patrimônio do município e o nosso projeto para a reestruturação da corporação é usar daquilo que temos de mais moderno em tecnologia, garantindo a maior eficiência”, destacou o prefeito. Ele ainda ressaltou o anúncio feito para a abertura, por meio de concurso público, de 200 novas vagas de guarda.

Em 2021, o congresso tem como tema as inovações tecnológicas para uma política de segurança sustentável. Participam desta edição 68 secretários municipais, representando cidades de 22 estados brasileiros.

O secretário municipal de Segurança Urbana e Cidadania da Capital, João Almeida, afirmou que o evento visa a troca de experiências. “As principais cidades do país estão aqui representadas e teremos o compartilhamento de ideias e soluções para que a cidade seja sempre melhor para se viver”, declarou. O gestor reforçou a importância do investimento na Guarda Metropolitana para uma cidade mais segura e organizada.

Jean Nunes, secretário de Segurança e Defesa Social da Paraíba, foi o responsável pela primeira palestra do evento. Em sua fala inicial, ele defendeu que a segurança não pode ser uma ilha. “Dependemos muito uns dos outros e a formação dessa mesa demonstra isso. A Prefeitura tem lidado com este tema pensando na cooperação, que é uma visão que precisa prevalecer, ainda mais no contexto de violência que vive o país. Parabenizo a gestão pela iniciativa de trazer esse encontro para João Pessoa”, afirmou.

Ainda estiveram presentes o coordenador geral do Sinesp/Senasp, Odécio Carneiro; o superintendente da Polícia Federal na Paraíba, Gustavo Paulo de Souza; o representante da Polícia Rodoviária Federal, Luís Eduardo Guimarães; a reitora da Uniesp, Érika Marques; e o comandante da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa, Vitor Freire.

O evento foi marcado pela apresentação do grupo de cultura popular Sementes Paraibanas, que trouxe música e dança tradicionais do Nordeste. A banda 5 de Agosto, sob a regência do maestro Adelson, finalizou as intervenções artísticas.