Saúde integrada

Consórcio Metropolitano de João Pessoa discute estratégias e ações conjuntas de combate à Covid-19

22/02/2021 | 20:00 | 371

O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra receberam, na tarde desta segunda-feira (22), no Paço Municipal, os gestores e representantes de 11 cidades que integram o Consórcio Metropolitano de João Pessoa (Metro+) para debater estratégias e ações de combate à Covid-19. O objetivo foi traçar metas em conjunto também com o Governo do Estado para tentar diminuir os casos do novo coronavírus e, assim, evitar um colapso na rede de saúde. Nesta segunda-feira, a taxa de ocupação de leitos de UTI da Grande João Pessoa chegou a 90%.

De acordo com o prefeito da Capital, todos os gestores e representantes trouxeram ideias e propostas que serão adotadas em conjunto. “É muito importante essa demonstração de todos os gestores da região metropolitana no sentido de dimensionar o quanto é preocupante esse momento de retomada do crescimento dos casos de Covid-19. Embora reconheçamos que temos limites, quer seja físico ou de mão-de-obra na área de saúde, mas juntos vamos encontrar o melhor caminho para o enfrentamento desse momento da pandemia”, afirmou Cícero Lucena.

O prefeito ainda elencou quais as principais propostas que foram discutidas durante o encontro. “Temos que aumentar o número de leitos de UTI e de enfermaria. Temos que adotar medidas restritivas para evitar aglomerações, estimulando e ampliando o distanciamento social. Discutir o funcionamento de bares e restaurantes, escolas da rede pública e privada, além do comércio e serviços. Todos os pontos são de comum acordo com os prefeitos e estamos levando as sugestões para o Governo do Estado para que as medidas sejam adotadas em conjunto”, disse.

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, definiu o quadro da pandemia como momento para união de forças e compreensão para evitar a perda de vidas. “O momento é preocupante, um novo Decreto será publicado em favor da vida, e a participação da população é muito importante. Se cada um fizer a sua parte, com toda certeza, esses dias difíceis passarão”, comentou.

Participaram da reunião os prefeitos de Cabedelo, Vitor Hugo; do Conde, Karla Pimentel; de Santa Rita, Emerson Panta; de Cruz do Espírito Santo, Aliny Farias; de Rio Tinto, Magna Gerbasi; de Pitimbu, Jorge Lima Santos; além de representantes das cidades de Pedras de Fogo, Alhandra e Caaporã. Os prefeitos de Lucena, Léo Bandeira; e de Bayeux, Luciene Gomes, não puderam comparecer ao encontro.

Novo decreto – Ainda pela manhã, o prefeito Cícero Lucena se reuniu com o governador João Azevêdo para anunciar novas medidas mais rígidas para o enfrentamento da Covid-19. Um novo decreto está sendo elaborado e deve ser publicado nesta terça-feira (23). Entre as medidas estão o fechamento da orla marítima, a implantação de toque de recolher noturno e o novo horário de serviço de diversos setores da economia.