Capacitação

Servidores participam de curso sobre pesquisa e preço em licitação pública

02/06/2022 | 19:00 | 260

Mais de 20 servidores públicos municipais de João Pessoa, responsáveis pelos setores de licitação e pesquisa de preços nas secretarias, participaram, nesta quinta-feira (02), do curso ‘Mecanismos digitais e informáticos de pesquisa e preço em licitações públicas. A capacitação é promovida pela Controladoria Geral do Município de João Pessoa (CGM), juntamente com a Secretaria Municipal de Administração Pública. O evento aconteceu na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (ESPEP).

De acordo com o palestrante e assessor técnico da CGM, Marcos Pedrosa, o curso tem como objetivo elucidar dúvidas e ensinar os mecanismos digitais e informáticos de pesquisa e preço em licitações públicas. “Nosso objetivo é mostrar ferramentas que possam facilitar esse procedimento, através dos entendimentos dos Tribunais de Contas e Superiores, e as boas práticas para tentar vencer, da melhor forma possível, essa etapa, sempre buscando a melhor aplicação dos recursos públicos”, explicou.

Rogério Rodrigues, chefe da pesquisa de preço da Secretaria de Administração (Sead) e outro palestrante da capacitação, ressaltou a importância desse treinamento para todos os servidores públicos que trabalham nessa área. “Essa capacitação é de extrema importância para que todos possam entender como realizar uma boa pesquisa de preço, sempre respeitando os parâmetros dos decretos municipais e das instruções normativas que são dispostas pelo Governo Federal, bem como, realizar uma pesquisa preço fidedigna ao objeto e trazer, principalmente, o preço praticado no mercado local para que possa ter sucesso numa licitação”, afirmou.

Para o servidor público e responsável pela pesquisa de preço na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Rommel Arruda, participar deste encontro trouxe muitos aprendizados. “É um momento de aprender um pouco mais e reciclar os conhecimentos que já possuímos. É fundamental que na nossa função se faça uma pesquisa bem feita e ampla. Isso minimiza ou até evita os fracassos nas licitações e, assim, não deixe faltar algum medicamento ou suprimento. Esse curso ajuda a ampliar a consciência para fazermos outras pesquisas para otimizar esse processo de licitação e tudo ocorra bem dentro da legalidade”, disse.