Audiovisual

Funjope anuncia nesta sexta-feira filmes selecionados para 1º FestincineJP

18/08/2022 | 20:30 | 293

A Prefeitura de João Pessoa, por meio de sua Fundação Cultural (Funjope), anuncia, nesta sexta-feira (19), os filmes selecionados para o 1º Festival Internacional de Cinema de João Pessoa (FestincineJP). O evento será aberto no próximo dia 26, com o espetáculo ‘Poesia do Som’, apresentado pela Orquestra Sinfônica Municipal de João Pessoa (OSMJP), em parceria com a Companhia Municipal de Dança.

“Estamos na reta final da preparação para o FestincineJP. Tivemos 379 filmes inscritos e isso mostra a aceitação que as comunidades cinematográficas paraibana e brasileira tiveram no nosso Festival. Foi um projeto muito bem aceito”, declarou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.

Ele ressaltou que os filmes passaram por uma curadoria de alta qualidade técnica e estética, por profissionais que têm uma longa experiência no mercado e na produção nacional e internacional. “Os resultados iniciais do nosso Festival nos deixam muito contentes e, a partir de agora, vamos fortalecer o nosso campo do audiovisual com as exibições e rodadas de negócios com todos os players”, acrescentou.

Os players participantes são: Canal Brasil, Prime Box Brasil, Grupo Belas Artes, Globo Filmes, Paramount Pictures, Warner Bros. Discovery, The Walt Disney Company Brasil, Sony Pictures, TV Cabo Branco, Hungry Man, Giros, Carnaval Filmes, Sentimental Filme, Pacto Filmes, Moonshot Pictures, Vitrine Filmes, TêmDendê Produções, Boutique Filmes, O2 Play, Conspiração, Maria Farinha Filmes, Fistaile, DOCSP e Globo News.

Números – Considerando os longas-metragens, o Brasil inscreveu 50 filmes, dos quais, 9 da Paraíba. Porém, outros países também enviaram suas produções, sendo Chile, Argentina e Colômbia com uma inscrição cada e Espanha com duas.

Em relação aos curtas, foram 309 inscritos só do Brasil, sendo 42 da Paraíba. Os demais foram de Portugal (1), Cuba (2), Argentina (6), Estados Unidos (2), Áustria (2), Bolívia (1) e Paraguai (1).

No ambiente de mercado, estão incluídos projetos de ficção, documentário, animação e factual nos formatos de filmes de curta, média e longa-metragem, além de série, programa de tv e variedades. Já na categoria de obras fílmicas, constam curtas e longas-metragens brasileiros e/ou internacionais.

Abertura – A abertura oficial do FestincineJP será no dia 26, no átrio da Igreja de São Francisco, a partir das 19h30. A programação, porém, começa pela manhã, na Usina Cultural Energisa.

A partir das 9h, haverá a entrega pelo GT da Carta Balizadora da Agência de Cinema e Audiovisual de João Pessoa e da João Pessoa Film Commission. Em seguida, acontece a assinatura do termo de parceria entre a João Pessoa Film Commission e a São Paulo Film Commission.

Às 10h30, será realizada a palestra ‘Estratégias para a Internacionalização do Cinema Brasileiro: Projeto Paradiso (Rachel do Vale) e Cinema do Brasil (Adriane Freitag)’. À tarde, a partir das 14h, ocorrem duas palestras, ‘A João Pessoa Film Commission’, com o consultor da João Pessoa Film ComissionEduardo Raccah, e ‘Ambiente de Mercado Internacional – Ventana Sur’, com o representante do Ventana Sur, Daniel de La Vega, às 15h.

Está prevista ainda a mesa redonda Film Commissions Brasileiras, Desafios e Oportunidades – SPFilm (Carolinne Golfeto), BH Film Commission (Gabriel Portela), João Pessoa Film Commission (Eduardo Raccah) e Rio Filme (Daniel Celli). Será a partir das 16h30.